Na manhã desta quarta-feira, 3 de janeiro, o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) promoveu uma reunião estratégica com representantes da Associação de Psicologia do Trânsito de Sergipe (Apsitran/SE), Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet/SE), Associação Sergipana de Clínicas de Trânsito (Asectran) e peritos médicos credenciados. O encontro teve como objetivo principal ouvir as solicitações dessas entidades, buscando aprimorar os serviços oferecidos pelo órgão.
Durante a reunião, os representantes das clínicas credenciadas apresentaram diversas demandas, incluindo a atualização mensal pela Unidade Fiscal Padrão do Estado de Sergipe (UFP), a exclusão da taxa de registro de exame, a cobrança do reteste aos psicólogos e a desvinculação sistêmica do procedimento de abertura do processo de habilitação via Centro de Formação de Condutores (CFC).
Marcos Fernando Silva Andrade, diretor administrativo do Detran/SE, destacou a importância da formalização das solicitações para uma análise criteriosa. “Aguardamos dos representantes uma planilha detalhada de custos, principalmente em relação aos honorários dos peritos, por meio da qual estudaremos criteriosamente a viabilidade, dentro da realidade do Detran, e amparando o direito do cidadão da melhor forma possível”, assegurou.
Uma das pautas levantadas pela representante jurídica da Abramet/SE, Clarissa Marques França, foi a prorrogação do prazo para a implementação do pagamento dos serviços e exames por meio de cartão de crédito e débito. Em resposta, o Detran/SE propôs formalizar uma parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) para agilizar o processo de recebimento do pagamento.
O perito médico José Pereira da Silva Filho ressaltou a importância do diálogo entre o Detran/SE e os credenciados. “Hoje deixamos claro aqui que essa reunião é conjunta para avançar nas nossas pautas, inclusive numa aliança com o Detran e o Governo do Estado, priorizando a população”, explicou.
Para o presidente da Asectran/SE, Adriano Ferreira de Barros, a reunião foi extremamente positiva. “A reunião com a diretoria do Detran foi importante para chegarmos a um denominador melhor ainda, pois entendemos que estudos precisam ser realizados para que os médicos e psicólogos possam trabalhar com mais tranquilidade”, afirmou.
Ficou estabelecido que as entidades têm até o dia 25 de janeiro para apresentarem oficialmente suas solicitações, e o Detran/SE comprometeu-se a avaliar cada uma dessas demandas.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/ como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.