O petista sergipano Aby Custódio, dirigente nacional do PT, defendeu em entrevista recente que o partido expulse de seus quadros os filiados que descumpriram deliberações partidárias.
E no PT, o caso mais notório de descumprimento de deliberação partidária foi protagonizado em novembro de 2021 pelo senador Rogério Carvalho, que ignorou a orientação do partido e deu o voto decisivo para a manutenção do chamado orçamento secreto.
À época, numa dura reprimenda pública, por meio de nota, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, classificou o comportamento do senador sergipano como “fato grave”.
“O voto do senador Rogério Carvalho a favor da Resolução do Congresso sobre o Orçamento Secreto contrariou a orientação da bancada do PT no Senado, além das posições conhecidas da direção partidária”, lamentou o diretório nacional do PT.
Embora Aby não tenha feito referência direta ao senador Rogério, que o apoiou na disputa por um mandato de deputado estadual nas eleições passadas, o “castigo” que defende se aplica facilmente ao senador – a quem já assessorou -, em relação ao orçamento secreto.
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte: https://imprensa24h.com.br