Dados recentes divulgados pela Central Estadual de Transplantes, gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe, revelaram um aumento significativo nas doações de órgãos no estado durante o período de janeiro a agosto de 2023. Com base em análises comparativas, este aumento foi notável, com 28 doações registradas, representando um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2022, que contabilizou 24 doadores.
De acordo com Benito Oliveira Fernandez, coordenador da Central de Transplantes em Sergipe, esse aumento impressionante nas doações pode ser atribuído à intensificação das ações de sensibilização. Ele destacou que a mobilização da sociedade por meio das mídias desempenha um papel crucial na obtenção de autorizações para a doação de órgãos. Além disso, em 2023, foram realizados dois cursos de capacitação em diagnóstico de morte encefálica, e a Organização de Procura de Órgãos (OPO) tem trabalhado incansavelmente com profissionais de saúde nos hospitais, sensibilizando-os sobre a importância de abordar corretamente os familiares para obter a aprovação para a doação.
É fundamental destacar que a SES está atualmente realizando uma campanha em celebração ao “Setembro Verde”, um movimento anual em todo o país dedicado a conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e a conquistar novos apoiadores para essa nobre causa.
Como parte das atividades programadas para o “Setembro Verde”, em 16 de setembro, a partir das 7 horas, será instalado um stand no Mercado Municipal de Aracaju. Nesse local, profissionais de saúde realizarão panfletagem para informar às pessoas sobre a importância de comunicar aos familiares o desejo de se tornar um doador. Vale lembrar que, de acordo com a lei brasileira, somente o cônjuge ou parentes até segundo grau têm a responsabilidade de autorizar a doação.
No dia 21 de setembro, a partir das 9 horas, está programada uma homenagem tocante aos colaboradores do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), bem como aos familiares dos doadores e receptores. O evento emocionante acontecerá no auditório do hospital.
Finalmente, para encerrar a campanha com grande impacto, no dia 24 de setembro, às 7 horas, ocorrerá uma caminhada de sensibilização da importância da doação de órgãos e tecidos.
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br