Pular para o conteúdo
Edvaldo inicia plantio de 1.200 árvores de grande porte no Parque da Sementeira

Edvaldo inicia plantio de 1.200 árvores de grande porte no Parque da Sementeira

O prefeito Edvaldo Nogueira deu início, nesta sexta-feira, 18, ao plantio de 1.200 mudas de árvores de grande porte no Parque Governador Augusto Franco, popularmente conhecido como Parque da Sementeira. A ação representa o cumprimento do compromisso firmado pela gestão municipal de ampliar as áreas verdes do parque. No ato, foram plantadas as primeiras 50 mudas com aproximadamente 4 m de altura, de espécies como ipê branco, ipê roxo, pau-ferro, pata de vaca e jacarandá. Com a reforma que realiza no parque, a Prefeitura de Aracaju irá dobrar o número de árvores existentes no local, que passará de 2.038 para 4.078 ao final do projeto de reurbanização da área de lazer.

“Hoje damos mais um passo nesse processo de revitalização da Sementeira. Há três meses, anunciei a ampliação das áreas verdes do parque, com o plantio das primeiras 300 mudas e, agora, iniciamos uma nova fase, com o plantio de mais 1.200 mudas de grande porte, como havíamos nos comprometido. A partir de agora, serão plantadas, diariamente, 50 mudas de árvores no parque, todas de espécies nativas, duplicando, até o final do ano, o número de espécies arbóreas da Sementeira que passará a ter mais de quatro mil árvores. Com isso, o parque ficará ainda mais verde e bonito, possibilitando que a população desfrute de um ambiente ainda mais agradável”, destacou.

Edvaldo lembrou também o trabalho que foi realizado pela Prefeitura nos últimos anos para ampliar as áreas verdes da capital, demonstrando “o comprometimento da atual gestão com o meio ambiente”. “Desde que o nosso plano de arborização começou a ser colocado em prática, em 2017, já plantamos mais de 14 mil mudas na cidade e doamos outras 10 mil mudas para a população. São 24 mil novas árvores na capital, ao longo desses anos, mostrando o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável de Aracaju. O meu comprometimento com o meio ambiente é histórico e se entrelaça com o meu compromisso com a cidade”, frisou.

O prefeito recordou ainda as diversas situações que estão sendo registradas no país em virtude das mudanças climáticas e enfatizou o empenho do seu governo para tornar a capital sergipana ainda mais resiliente para esse enfrentamento. “Estamos observando alterações climáticas profundas e precisamos encontrar mecanismos para contribuir com o meio ambiente. E foi a partir dessa ideia, deste ponto de vista, que a nossa gestão enfrentou três desafios na cidade nos últimos anos, nos permitindo colher os frutos atualmente. Trabalhamos para ampliar a resiliência da capital, com a limpeza dos canais, entre outras iniciativas; trabalhamos pela preservação das nossas áreas de conservação, como a implantação de três locais específicos, entre eles o do residencial Mangabeiras, que preserva as mangabas; e trabalhamos para revitalizar este espaço fundamental da cidade, que ficará muito mais arborizado ao final da reestruturação, de tornando um dos mais belos parques do país”, completou.

O secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, detalhou como se deu o planejamento para o plantio de mudas de grande porte no parque. Ele acrescentou também que, ao final das obras de revitalização da Sementeira, o local passará a contar com árvores de 60 espécies diferentes.

“Quando a Prefeitura realizou o projeto da reforma do parque, nos comprometemos em duplicar a quantidade de mudas existentes no espaço. No início da reforma, tínhamos 2.038 árvores e agora estamos plantando, no total, 2.040, duplicando a quantidade. Nesta fase, vamos plantar 1.200 árvores com o diferencial de ser um plantio qualificado, por se tratar de um plantio de mudas com quatro metros de altura. Isso significa que essas árvores precisarão de um período mais curto de monitoramento, ou seja, somente até chegada do inverno do próximo ano, e elas já estarão na paisagem urbanística do parque. No total, teremos mais de 60 espécies plantadas, criando um ambiente favorável à melhoria da condição de biodiversidade do parque, com o surgimento de animais silvestres na área”, salientou.

Além da Sema, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos também atuará no cuidado das novas mudas plantadas na Sementeira, como detalhou o presidente do órgão, Bruno Moraes. “A Emsurb e a Sema iniciaram esse planejamento ao observar a necessidade do parque. Começamos hoje com 50 mudas e vamos alcançar a totalidade prevista no contrato. Neste trabalho, a Emsurb entrará com o processo de acompanhamento da situação fitossanitária dos indivíduos arbóreos ajudando em todo o manejo, através dos contratos de manutenção de áreas verdes do município. Teremos agentes de manutenção de áreas verdes, equipamento de irrigação e acompanhamento das necessidade de combate às pragas para deixar o Parque da Sementeira ainda mais bonito para a população”, afirmou.