O prefeito Edvaldo Nogueira nomeou, nesta quarta-feira, 16, o tenente-coronel Silvio Prado como novo superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju. A mudança ocorre para que Renato Telles, também diretor-executivo do Consórcio Metropolitano da Grande Aracaju, atue de forma exclusiva na autarquia, dando ainda mais celeridade aos trâmites da licitação do transporte coletivo, que entrará em vigor a partir de janeiro de 2025. Ao fazer o anúncio, Edvaldo destacou que a medida reforça o compromisso da gestão com a operacionalização de um sistema de transporte público mais eficiente na cidade.
“Essa mudança administrativa é muito importante, sobretudo para o prosseguimento da licitação do transporte coletivo de Aracaju, com a mesma agilidade que temos conduzido o processo. Agora, o diretor-executivo do consórcio metropolitano, Renato Telles, poderá se dedicar exclusivamente ao órgão, dando seguimento aos trabalhos para que, dentro do prazo estabelecido, possamos entregar um melhor serviço para a sociedade. Desta forma, a SMTT passa a ser comandada pelo tenente-coronel Silvio Prado, que foi secretário da Defesa Social de Aracaju, coordenador-geral da Defesa Civil, e colocará toda a sua experiência sobre a cidade na melhoria da mobilidade urbana”, destacou.
Já no comando da SMTT, o tenente-coronel Silvio Prado agradeceu a confiança do prefeito e enfatizou que se concentrará na continuidade dos trabalhos que já eram realizados no órgão. “Essa é uma nova missão que o prefeito me confiou e que aceito com muita felicidade. O foco será verificar o que precisa ser feito para melhorar os pontos de gargalo da cidade, alinhado ao que já era realizado e sempre pedindo a orientação do diretor-executivo do consórcio, que possui grande experiência no que diz respeito ao trânsito da cidade. Assim, será possível executar o trabalho com o maior êxito possível para que a população seja a maior beneficiada”, frisou.
O tenente-coronel é bacharel em Engenharia de Incêndio e Pânico pela Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência como gestor das Comunicações Operacionais do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE); foi coordenador geral da Defesa Civil do município de Lagarto; foi comandante do 1º Subgrupamento Independente do CBMSE, chefe da Assessoria Técnica de Obras e Serviços do CBMSE; foi também secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) de Aracaju e coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju.
Consórcio Metropolitano
De acordo com Renato Telles, com a mudança, será possível estabelecer como prioridade os trabalhos a serem realizados junto às empresas vencedoras da licitação para que, dentro do prazo, os moradores dos quatro municípios possam usufruir dos novos serviços do transporte coletivo.
“Na etapa que estamos agora, é fundamental esse foco exclusivo para que os passos que estão sendo dados sejam realizados com mais celeridade, seguindo todo o rito que se prevê no contrato, melhorando, efetivamente, a qualidade do sistema de transporte. Já temos um compromisso da empresa do lote 1, de fazer a contratação de motoristas, prioritariamente, daquelas empresas que não participaram da licitação, dando uma oportunidade para que esses funcionários continuem empregados. Temos também a previsão de entrega de ônibus novos, assim como uma série de outras providências que precisam ser tomadas para que possamos colocar em prática o novo serviço, dentro do prazo legal”, detalhou.
O Consórcio do Transporte Coletivo da Grande Aracaju, formado pelos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, além do Governo de Sergipe formalizou, no último dia 16 de setembro, o contrato com as empresas vencedoras do certame que irão operar no sistema. Na data, ficou definido o prazo de 180 dias para que a Viação Atalaia e a Transportes Sergipe Limitada iniciem as atividades nos quatro municípios, já atendendo às mudanças previstas no edital.