Pular para o conteúdo
Eleições 2024: Márcia Guimarães não descarta concorrer ao cargo de prefeita em Aquidabã

Eleições 2024: Márcia Guimarães não descarta concorrer ao cargo de prefeita em Aquidabã

Pode-se dizer com tranquilidade que em 96 anos de história, essa seja o melhor momento por qual passa o quase centenário Hospital de Cirurgia. Fundado em 1926, a instituição atua com serviços terciários de referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) em atendimentos ambulatoriais de média e alta complexidade para todo o Estado de Sergipe, sendo mantido pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia.

Mas, antes desse momento de calma e efervercência administrativa,  a unidade passou por situações contrangedoras. Quando, em 06 de Novembro de 2018, o juiz Aldo de Albuquerque de Melo, da 7ª Vara Cível de Aracaju, decretou a intervenção estadual no Hospital de Cirurgia, determinando o afastamento de todos os diretores da unidade de saúde. Na decisão, o juiz concedia prazo de 24 horas para que a determinação fosse cumprida, com o afastamento do presidente da Fundação Beneficente Hospital de Cirurgia, Milton Souza de Santana, dos tesoureiros Gilberto dos Santos e Luciano Passos de Souza e do primeiro secretário José Augusto Santos da Silva. Na ocasião, os diretores foram acusados por suposta prática criminosa, que envolve improbidade administrativa e desvio de finalidade da instituição, criada com o objetivo de prestar atendimento à saúde sem fins lucrativos.

Na decisão, o juiz determinou a nomeação da servidora pública estadual Márcia de Oliveira Guimarães, que já está exercendo a condição de co-gestora com a função de diretora administrativa e financeira do Hospital de Cirurgia desde que o Governo do Estado decidiu destinar aporte financeiro mensal para tirar o Hospital de Cirurgia da crise. Com a decisão judicial, Márcia Guimarães assumia a função de interventora judicial por um prazo inicial de 12 meses, prorrogável por igual período, tendo poderes amplos de gestão. Pronto, como dissemos acima, com muito trabalho, zelo e dedicação, a entidade começou a afastar-se das páginas policiais. E, passando a atuar de forma mais incisiva com a preocupação de prestar serviço de qualidade aos que procuram a unidade.

Dito isso, a edição do programa jornalístico “Sergipe Verdade”, desta terça-feira, 07, com apresentação do radialista George Magalhães, conversou com a enfermeira que revolucionou a saúde prestada na unidade. “O Hospital de Cirurgiasempre liderou a assistência à saúde da população sergipana. Desde sua criação, destacou-se pela visão de futuro, fomentando não só a assistência, mas também a formação dos trabalhadores da saúde em Sergipe”, frisou Márcia.

De acordo com Márcia, o hospital atua com referências nas áreas da Cardiologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Cirurgia Vascular e Oncológica, especialidades com demanda crescente na sociedade. “Os atendimentos no Cirurgia, em mais 90%, são para o SUS. Quase 100% dos procedimentos de alta complexidade do SUS no Estado são realizados aqui. Estamos cumprindo sempre a nossa missão de atender com mais qualidade e mais pacientes. Por tudo isso, não consigo visualizar o sistema estadual de saúde sem a presença do Hospital Cirurgia”, destacou.

Durante conversa com a nossa reportagem, Márcia enfatizou o trabalho realizado para recuperar a credibilidade da instituição. Seja com a regularização de salários, compra de equipamentos, insumos e reativando os atendimentos.

Na oportunidade, inúmeros ouvintes interagiram com Márcia. Parabenizando a gestora por profícuo trabalho realizado a frente da instituição. Inclusive, fazendo sugestões ao governador Fábio Mitideri para que a convide para assumir o cargo de secretária de estado da saúde. Dentre estas perguntas, uma sobre a possibilidade dela vir a concorrer ao cargo de prefeita em sua terra natal, Aquidabã. “Como bem disse a nossa mãe, não diga que dessa água nunca beberei. O futuro a Deus pertence”, respondeu.

Concluindo, Márcia disse que prossegue até o mês de Novembro na condição de interventora, atendendo a recomendação do Ministério Público.

Fonte: Folha de Sergipe

Imprensa 24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter