Pular para o conteúdo
Em Brasília, Fábio Mitidieri participa de reunião de Consórcio Nordeste com Banco Mundial

Em Brasília, Fábio Mitidieri participa de reunião de Consórcio Nordeste com Banco Mundial

Na ocasião, foi assinado memorando para cadeia do Hidrogênio Verde

O governador Fábio Mitidieri participou de assinatura de parceria entre Consórcio Nordeste e Banco Mundial para avanço da cadeia produtiva do Hidrogênio Verde. A solenidade ocorreu em Brasília e reuniu demais governadores da região Nordeste e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e Johannes Hutt, diretor do Banco Mundial no Brasil.

O objetivo é transformar a região em um polo global de hidrogênio e criar novas cadeias de valor nos estados, consolidando o Nordeste como um centro da economia sustentável, explorando potenciais oportunidades em projetos de energia solar, água e saneamento. A parceria também pretende fomentar a troca de experiências, conhecimentos e investimentos em infraestrutura pública digital para ampliar a conectividade, desenvolver plataformas digitais, implementar boas práticas em segurança cibernética e promover o desenvolvimento de habilidades digitais.

O consórcio é formado pelos governos dos nove estados nordestinos: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Para o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri o apoio do Banco Mundial é fundamental para o Nordeste. Ele pontuou a diversidade da matriz energética do estado, que possui hidrelétrica, parque eólico, biomassa, gás, petróleo e afirmou que setores produtivos e órgãos estaduais estão atentos à transição energética.

“Estamos preocupados com a transição energética responsável, que entenda que a consciência verde é uma construção. Sergipe está atento às mudanças e investindo na diversidade da matriz energética e no potencial de exploração de gás recém descoberto”, afirmou.

“Este memorando de entendimento que estamos assinando reflete nosso firme compromisso de cooperar com o desenvolvimento dos estados do Nordeste brasileiro em quatro áreas chaves: transição energética, principalmente o desenvolvimento de hidrogênio verde e geração eólica offshore; engajamento comunitário; preservação da Caatinga; e desenvolvimento digital”, disse o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt.

“O Nordeste será o grande produtor de hidrogênio verde no mundo, já temos grandes investimentos em energia solar e eólica e vários empreendimentos que iniciarão suas atividades nos próximos anos. Essa parceria promoverá a troca de experiência, além de suporte técnico a projetos que contribuirão com o desenvolvimento da nossa região”, afirmou o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevedo.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter