Calendário de Matrícula Online será iniciado no dia 23 de janeiro e vai até o dia 10 de fevereiro
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), informa aos pais, responsáveis e alunos que o calendário de Matrícula Online 2023 na rede estadual será iniciado no dia 23 de janeiro e vai até o dia 10 de fevereiro. Os responsáveis e alunos devem ficar atentos quanto às fases da matrícula.
A renovação automática dos alunos já matriculados vai acontecer entre os dias 23 e 27 de janeiro. O período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro será reservado para os egressos que desejam fazer transferência interna de escola para escola. A partir desta data, o portal estará aberto para consulta. A matrícula dos candidatos à rede deverá ser feita entre os dias 6 e 10 de fevereiro. Em qualquer uma das fases, a matrícula dever ser feita no portal da Matrícula Online, em matriculaonline.seduc.se.gov.br. As matrículas online da segunda e terceira fases da Rede Pública Estadual de Ensino serão realizadas no horário das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira.
A abertura do ano letivo será realizada no dia 23 de fevereiro, contando com uma semana de acolhimento socioemocional que vai de 24 de fevereiro até 3 de março. O ano letivo de 2023 será encerrado no dia 29 de dezembro.
Para o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, é preciso que toda a comunidade escolar se engaje no processo de matrícula, visto que a educação é um direito de todo cidadão. “Família, estudantes, professores, amigos, todos estão envolvidos nesse processo tão importante de fortalecimento da cidadania. No site, é muito fácil identificar todas informações, como as escolas, as modalidades de ensino, as vagas disponíveis e todas as orientações necessárias para que a matrícula seja efetuada”, reforçou o gestor.
As normas e diretrizes da matrícula online, quanto aos prazos e demais orientações, foram publicadas na portaria nº 5266/2022. O documento dispõe de procedimentos sobre as etapas, a apresentação dos documentos, canais de comunicação, instruções para a abertura de novas turmas, se assim for necessário; informações específicas sobre transporte escolar, matrícula de estudantes na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como orientações sobre o uso do nome social, que poderá ser requerido no ato da matrícula.
São 208.778 vagas distribuídas em todos os níveis, etapas, anos/séries e modalidades, nas 322 escolas estaduais, nos 75 municípios sergipanos. “É importante lembrar que o processo de matrícula na instituição educacional da Rede Pública Estadual é contínuo durante todo o decurso do ano letivo, enquanto houver vaga disponível”, destaca Jaqueline Andrade, coordenadora do Núcleo Gestor da Matrícula Online da Seduc.
Acesso à matricula
Durante todo o período de matrícula online, as unidades de ensino disponibilizarão à comunidade os seus laboratórios de informática e outros equipamentos, bem como servidor, para auxiliar os interessados na realização do procedimento, em seus horários de funcionamento. A Seduc colocará à disposição dos interessados no período da matrícula o telefone 0800 285 5321 e o atendimento online disponível no portal da matrícula, a fim de dirimir dúvidas em tempo real, no horário das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira.
“No site, será possível verificar a relação das escolas, os respectivos níveis/modalidades/etapas de ensino e o número de vagas. Caso o usuário tenha dificuldade para acessar o Portal da Matrícula, as escolas da Rede Pública Estadual disponibilizarão à comunidade os seus laboratórios de informática e outros equipamentos”, completa Jaqueline Andrade.
Documentação
A efetivação da matrícula dos egressos e candidatos à rede se dará com a entrega da documentação na instituição de ensino, o que deverá acontecer até o primeiro dia de aula. Será exigida a seguinte documentação: comprovante de matrícula online; original ou fotocópia de certidão de nascimento, do documento de identidade ou CPF; Número de Inscrição Social (NIS), quando houver; Guia de Transferência ou Declaração; comprovante de residência, quando houver, Termo de Responsabilidade; Termo de Autorização do Uso de Imagem; Termo de Autorização do Uso de Dados Cadastrais, cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade; e duas fotografias 3×4 e o relatório médico e avaliação biopsicossocial para o estudante da Educação Especial, quando possível.