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Em Sergipe, governo oferta 208 mil vagas distribuídas em 322 escolas da rede estadual

Em Sergipe, governo oferta 208 mil vagas distribuídas em 322 escolas da rede estadual

Calendário de Matrícula Online será iniciado no dia 23 de janeiro e vai até o dia 10 de fevereiro

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), informa aos pais, responsáveis e alunos que o calendário de Matrícula Online 2023 na rede estadual será iniciado no dia 23 de janeiro e vai até o dia 10 de fevereiro. Os responsáveis e alunos devem ficar atentos quanto às fases da matrícula.

A renovação automática dos alunos já matriculados vai acontecer entre os dias 23 e 27 de janeiro. O período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro será reservado para os egressos que desejam fazer transferência interna de escola para escola. A partir desta data, o portal estará aberto para consulta. A matrícula dos candidatos à rede deverá ser feita entre os dias 6 e 10 de fevereiro. Em qualquer uma das fases, a matrícula dever ser feita no portal da Matrícula Online, em matriculaonline.seduc.se.gov.br. As matrículas online da segunda e terceira fases da Rede Pública Estadual de Ensino serão realizadas no horário das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira.

A abertura do ano letivo será realizada no dia 23 de fevereiro, contando com uma semana de acolhimento socioemocional que vai de 24 de fevereiro até 3 de março. O ano letivo de 2023 será encerrado no dia 29 de dezembro.

Para o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, é preciso que toda a comunidade escolar se engaje no processo de matrícula, visto que a educação é um direito de todo cidadão. “Família, estudantes, professores, amigos, todos estão envolvidos nesse processo tão importante de fortalecimento da cidadania. No site, é muito fácil identificar todas informações, como as escolas, as modalidades de ensino, as vagas disponíveis e todas as orientações necessárias para que a matrícula seja efetuada”, reforçou o gestor.

As normas e diretrizes da matrícula online, quanto aos prazos e demais orientações, foram publicadas na portaria nº 5266/2022. O documento dispõe de procedimentos sobre as etapas, a apresentação dos documentos, canais de comunicação, instruções para a abertura de novas turmas, se assim for necessário; informações específicas sobre transporte escolar, matrícula de estudantes na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como orientações sobre o uso do nome social, que poderá ser requerido no ato da matrícula.

São 208.778 vagas distribuídas em todos os níveis, etapas, anos/séries e modalidades, nas 322 escolas estaduais, nos 75 municípios sergipanos. “É importante lembrar que o processo de matrícula na instituição educacional da Rede Pública Estadual é contínuo durante todo o decurso do ano letivo, enquanto houver vaga disponível”, destaca Jaqueline Andrade, coordenadora do Núcleo Gestor da Matrícula Online da Seduc.

Acesso à matricula

Durante todo o período de matrícula online, as unidades de ensino disponibilizarão à comunidade os seus laboratórios de informática e outros equipamentos, bem como servidor, para auxiliar os interessados na realização do procedimento, em seus horários de funcionamento. A Seduc colocará à disposição dos interessados no período da matrícula o telefone 0800 285 5321 e o atendimento online disponível no portal da matrícula, a fim de dirimir dúvidas em tempo real, no horário das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira.

“No site, será possível verificar a relação das escolas, os respectivos níveis/modalidades/etapas de ensino e o número de vagas. Caso o usuário tenha dificuldade para acessar o Portal da Matrícula, as escolas da Rede Pública Estadual disponibilizarão à comunidade os seus laboratórios de informática e outros equipamentos”, completa Jaqueline Andrade.

Documentação

A efetivação da matrícula dos egressos e candidatos à rede se dará com a entrega da documentação na instituição de ensino, o que deverá acontecer até o primeiro dia de aula. Será exigida a seguinte documentação: comprovante de matrícula online; original ou fotocópia de certidão de nascimento, do documento de identidade ou CPF; Número de Inscrição Social (NIS), quando houver; Guia de Transferência ou Declaração; comprovante de residência, quando houver, Termo de Responsabilidade; Termo de Autorização do Uso de Imagem; Termo de Autorização do Uso de Dados Cadastrais, cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade; e duas fotografias 3×4 e o relatório médico e avaliação biopsicossocial para o estudante da Educação Especial, quando possível.

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