Na tarde desta sexta-feira, 2, foram divulgadas as empresas vencedoras da licitação para o transporte público da Grande Aracaju. As empresas Auto Nossa Senhora Aparecida e Viação Atalaia foram selecionadas para operar o sistema de transporte coletivo pelos próximos 20 anos, conforme definido no edital de concessão.
A Auto Nossa Senhora Aparecida venceu o lote 1 da licitação, que inclui a operação das linhas nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Aracaju. Já a Viação Atalaia ganhou o lote 2, responsável pelas linhas de Aracaju e São Cristóvão. Ambas as empresas apresentarão as propostas mais vantajosas para garantir um transporte público eficiente e de qualidade na região.
O início das operações está previsto para 2025, marcando um período de renovação significativa para o transporte público da Grande Aracaju. Entre as melhorias esperadas estão a modernização da frota e a introdução de novos recursos para os passageiros, como wifi gratuito, ar-condicionado (implementação gradual) e tecnologias avançadas para melhorar a experiência dos usuários.
O processo de licitação enfrentou desafios nas últimas semanas, com pedidos de suspensão por parte do Ministério Público de Sergipe e do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE). No entanto, o Poder Judiciário negou os pedidos e permitiu a continuidade do processo, que agora chega à sua fase final com a definição das empresas vencedoras.
A concessão para operação e exploração dos serviços de transporte coletivo urbano da região metropolitana de Aracaju foi definida como sendo do tipo ‘menor valor de tarifa de remuneração’, com um prazo de concessão de 20 anos. A abertura e entrega das propostas ocorreram no dia 30 de julho de 2024, resultando na seleção das vencedoras que representarão um novo capítulo para o transporte público na Grande Aracaju.