Já foram recuperados 28 milhões de KWh de energia este ano
População também pode denunciar irregularidades
O furto de energia é o ato de desviar energia da rede elétrica sem o conhecimento da concessionária responsável e sem o registro da energia consumida. Além de crime, a ação pode trazer sérios riscos de segurança para quem pratica a irregularidade e impacta na qualidade do fornecimento de energia, pois a rede é planejada para atender os clientes regulares. A Energisa alerta que o furto de energia ainda pode provocar choques elétricos, curto-circuito e incêndios.
Somente neste ano de 2022, a Energisa já recebeu 2.157 denúncias de irregularidades em vários municípios sergipanos. No período de janeiro a novembro, já foram recuperados 27,6 milhões KWh de energia elétrica, suficiente para abastecer o município da Barra dos Coqueiros por um ano.
“A Energisa realiza inspeções diárias na rede elétrica para garantir que a população receba energia de qualidade. Essas irregularidades trazem prejuízos para toda sociedade, a exemplo do aumento da tarifa. Além disso, apresenta sérios riscos de segurança, pois é realizada com material inadequado e por uma pessoa que não é habilitada. Apenas profissionais qualificados e autorizados podem realizar intervenção na rede”, alerta o coordenador de Combate às Perdas da Energisa, Evandro Macedo.
Furto de energia é um crime previsto no Código Penal Brasileiro e a pena para esses crimes varia de um a quatro anos de prisão. Além disso, são cobrados os valores retroativos referentes ao período fraudado, acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o responsável também pode ter o seu fornecimento de energia suspenso.
Denúncia
A população pode denunciar, caso haja suspeita de furto de energia. A denúncia da irregularidade pode ser realizada pelo endereço gisa.energisa.com.br ou pelo 0800 079 0196. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato.