Pular para o conteúdo
“Estamos fazendo história ao assinar construção da ponte Neópolis-Penedo”, afirma Fábio Mitidieri

“Estamos fazendo história ao assinar construção da ponte Neópolis-Penedo”, afirma Fábio Mitidieri

"Estamos fazendo história ao assinar construção da ponte Neópolis-Penedo", afirma Fábio Mitidieri

Além de uma reivindicação histórica da população local, a concretização desse projeto é fruto de uma articulação direta do governador junto ao Governo Federal; serão investidos R$ 203 milhões

Mais um grande marco para o Governo de Sergipe, sob a gestão do governador Fábio Mitidieri foi dado neste sábado, com a assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte que liga Neópolis (SE) a Penedo (AL). Agora, quem transita entre os estados de Sergipe e Alagoas terá, em breve, uma nova via de travessia. A solenidade de assinatura foi realizada com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e de Alagoas, Paulo Dantas. Em Sergipe, o novo canal de conexão beneficiará não só os moradores do baixo São Francisco, mas também facilitará a circulação de turistas e mercadorias.

A construção da ponte, além de uma reivindicação histórica da população local, é fruto de uma articulação do governador Fábio Mitidieri. Em diversas reuniões ocorridas em Brasília e visitas do ministro a Sergipe, o governador ressaltou a necessidade da obra estruturante para o estado e a região. A estimativa é de que mais de 80 mil pessoas sejam beneficiadas com a obra.

“Estamos fazendo história ao assinar construção da ponte Neópolis-Penedo. Iniciamos o processo de uma ponte muito aguardada e sonhada pela população sergipana, e pela alagoana também. É uma ponte que liga oportunidades concretas e desenvolvimento. Por meio dela, é possível impulsionar emprego e renda, sobretudo nessa região do Baixo São Francisco. Agradeço o empenho do ministro Renan, ao ministro Márcio Macêdo e ao presidente Lula, que não mediu esforços para proporcionar esse tão aguardado sonho. Estamos fazendo um investimento grande em rodovias e essa ponte é mais um objetivo encaminhado. A partir do momento que firmamos uma ordem de serviço, a geração de empregos de forma direta e indireta é iniciada. O povo nos escolheu para trabalharmos e tenho pressa de fazer Sergipe avançar”, afirmou Fábio Mitidieri.

Estrutura
A ponte terá mais de 1.080 metros de extensão e 21 metros de largura, com a previsão de duas faixas de rolamento com 3,75 metros cada. O projeto também inclui faixas de segurança laterais de 2,5 metros e passeios de 2,3 metros para cada lado. A via será formada por um vão central estaiado com 600 metros de extensão, com espaço livre de 300 metros, composto por dois mastros que suportarão dois planos de estais.

O investimento na obra é de R$ 203 milhões, e o projeto foi elaborado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A pretensão é de que a estrutura estimule a economia local, diversifique os serviços ligados ao turismo – como artesanato, comércio local, gastronomia e hotelaria – e facilite o escoamento de produtos e o fluxo de visitantes na região. Do ponto de vista ambiental, a implantação da ponte está em sintonia com os programas que visam à melhoria da qualidade ambiental do Rio São Francisco.

De acordo com o ministro dos Transportes Renan Filho, a ponte Neópolis-Penedo faz parte de um conjunto de intervenções que visam o melhor funcionamento da malha viária no estado. “A ponte Penedo-Neópolis certamente será um divisor de água para essas regiões. Vamos ver o turismo crescer muito, além de facilitar o escoamento da produção, a geração de emprego de maneira geral, e crescimento da agricultura, como a produção de frutas em Sergipe. Em Alagoas há hotéis e mais locais que facilitam a distribuição e a ligação de água”, pontuou.

O ministro Renan também destacou que essa é uma obra de grande porte, que vai durar aproximadamente dois anos, uma obra de grande porte, cujo regime de contratação é por RDCi (Regime Diferenciado de Contratações). “A empresa vai detalhar o projeto executivo e iniciar a construção da ponte por etapas: começar a primeira fundação, depois vai fazer a supraestrutura e depois faz os dois acessos e as cabeceiras. No momento, essa é uma das maiores pontes que estará em construção no Brasil e estamos todos muito felizes. Parabenizo o governador Fábio Mitidieri e o governador Paulo Dantas. Também agradeço o apoio do ministro Márcio Macêdo e ressalto que, para mim, é uma satisfação trabalhar no governo do presidente Lula, que compreende a importância dos investimentos para ativar a economia, para fazer o Brasil crescer, e isso tudo está materializado aqui”.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter