Mostra da designer de moda, Rafaela Castro, acontece no Shopping Jardins, em Aracaju (SE), até 24 de outubro
Integrando a programação em homenagem ao Dia do Nordestino, celebrado em 8 de outubro, o Shopping Jardins brinda o público sergipano com a exposição “Xote das Meninas”. A mostra instalada em uma das vitrines do projeto Cajucidade coloca o Nordeste em destaque e exalta a criatividade sergipana através do talento da designer de moda Rafaela Castro. O acesso é gratuito e os visitantes podem apreciar a exposição localizada próximo à loja Kalunga durante todo o horário de funcionamento do shopping, ou seja, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h.
Celebrando a cultura e o artesanato sergipanos
“Xote das Meninas” tem um nome inspirador, retirado de uma das canções mais icônicas de Luiz Gonzaga, um dos homenageados pelo Shopping Jardins no Dia do Nordestino. Nesta exposição, a designer de moda Rafaela Castro apresenta cinco criações, sendo uma delas o figurino usado pela sergipana Expedita Ferreira, filha de Lampião e Maria Bonita, no desfile da Escola de Samba Mancha Verde no carnaval deste ano.
Suas peças têm a sergipanidade no DNA e, para criar looks que podem ser usados no dia a dia, evidenciando a versatilidade do artesanato local, Rafaela Castro escolheu cuidadosamente os elementos feitos à mão. “Entre os itens selecionados para compor as peças estão o patchwork, crochê, renda irlandesa, chita, couro de tilápia e couro de bode. Cada um representa a riqueza cultural e artística de Sergipe, fazendo uma homenagem às nossas tradições”, relata a designer.
Destaque: o figurino de Expedita Ferreira
Uma das atrações da exposição é o traje usado por Expedita Ferreira, filha única de Lampião e Maria Bonita, no desfile da Escola Mancha Verde, vice-campeã do carnaval de São Paulo em 2023. O processo de criação desse figurino foi uma verdadeira jornada de pesquisa e paixão pela história do Cangaço.
Rafaela Castro começou definindo o conceito da roupa e selecionando os elementos que contam a história do movimento estético do Cangaço. “A grande referência foi criar o conceito da princesa do cangaço”, explica. O processo de confecção foi uma construção coletiva que envolveu os “saberes” de cerca de 14 profissionais.
Resgatando tradições com paixão
A blusa, por exemplo, representa a caatinga e foi inteiramente confeccionada em Renda Irlandesa, um patrimônio cultural imaterial do Brasil produzido exclusivamente em Sergipe, por artesãs da cidade de Divina Pastora. A saia, feita de chita, homenageia a tradição regional com suas cores vibrantes e padrões floridos.
O cinto foi desenvolvido com couros de tilápia e bode e botões de cabaça, elementos que eram comuns nas vestimentas do cangaço. A jabiraca, na cor vermelha, é um exemplo do saber manual do Nordeste e tem a renda de Bilro como matéria-prima. Até a sandália traz essas referências e foi inspirada na arte do mestre Espedito Seleiro. O pai do artesão cearense foi o criador dos calçados do bando de Lampião, que tinham sola quadrada e não deixavam rastro.
A criadora da exposição: Rafaela Castro
Rafaela Castro é historiadora de formação, mas seu coração sempre pertenceu à moda. Ela começou como sacoleira, revendendo multimarcas cariocas, mas em 2018 decidiu reformular seu negócio e lançar a sua marca autoral. Sua paixão é levar as riquezas de Sergipe para o mundo da moda, destacando o artesanato regional. Uma de suas realizações mais notáveis foi a introdução da renda irlandesa na moda praia.
A exposição “Xote das Meninas” é uma celebração às suas raízes e à sua paixão pela cultura nordestina. Com cuidado e dedicação, Rafaela Castro traz à vida não apenas roupas, mas uma história, uma tradição e um legado que continuará a inspirar a todos.
Amor por Aracaju, Sergipe e o Nordeste
“Xote das Meninas” integra a programação do projeto Cajucidade no Shopping Jardins e segue até o dia 24 de outubro, dividindo espaço com a mostra “Poetizando a Madeira”, do artista popular Véio, e a escultura de caju gigante pintada por Fábio Sampaio. A iniciativa realizada em parceria com Fábio Sampaio, criador do termo ‘cajucidade’, foi iniciada em março de 2023, em homenagem ao aniversário de Aracaju, e, desde então, já acolheu criações de Lucas Lemos, Aimée, Nogueira, Alysson Oliveira, Amanda Lima, José Bento, Laisson Macedo, Andresson Dias e Jorge Luiz.
O projeto proporciona ao público uma oportunidade ímpar de apreciar e vivenciar a arte, a moda e a cultura que fazem de Sergipe um lugar verdadeiramente único no mundo.
‘Xote das Meninas’
O quê? Exposição com criações da designer de moda e historiadora, Rafaela Castro, exalta a cultura nordestina e ganha destaque na vitrine do projeto Cajucidade.
Quando? Até 24 de outubro. De segunda a sábado, das 9h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 21h.
Onde? Próximo à loja Kalunga do Shopping Jardins – Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215 – Jardins, Aracaju | SE.
Acesso? Gratuito.