Na tarde de ontem, a Arquidiocese de Aracaju foi surpreendida com o afastamento do Arcebispo Metropolitano Dom João José Costa de suas funções. Em entrevista concedida a uma emissora de rádio, o próprio Dom João declarou que não renunciou voluntariamente ao cargo, mas que foi destituído em virtude de sinais de desordem neurológica que vinham apresentando nos últimos tempos.
O anúncio oficial do afastamento foi feito pelo sobrinho de Dom João, Mário José Costa, que divulgou uma carta explicando os motivos que levaram à decisão. Segundo Mário, a renúncia não era desejada nem pela família, nem pelo povo de Deus, mas se tornou uma necessidade após estimativas médicas e diálogos entre os membros da Arquidiocese.
“Com isso, a anunciatura, após a avaliação, diálogo e oração, chegou à conclusão de que Dom João necessitaria cuidar da sua saúde e se afastar dos trabalhos à frente da Arquidiocese”, explicou Mário José Costa na carta.
Na mesma carta, divulgada pela Arquidiocese de Aracaju, Dom João também expressou os motivos de seu pedido de renúncia ao ofício, que foi obtido pelo Papa Francisco. O Arcebispo afirmou que essa foi uma decisão amadurecida, tomada inconscientemente devido às suas limitações e vulnerabilidades.
“Neste momento de minha vida, consciente das minhas limitações e vulnerabilidades, diante da fadiga que me impôs o ministério, sem fugir às minhas responsabilidades (…) colocado nas mãos do Santo Padre a minha missão como bispo e o caminho pastoral de nossa querida Arquidiocese. Compreendo que esta decisão, amadurecida não sem sofrimento, seja para o meu bem e para o proveito comum de nossa igreja particular, neste momento singular de sua história”, declarou Dom João em sua carta.
O afastamento do Arcebispo Metropolitano causou comoção entre os fiéis da Arquidiocese de Aracaju, que agora se voltam para um período de transição e busca por um novo líder espiritual para os trabalhos religiosos na região.
A saúde de Dom João José Costa será o foco das atenções nos próximos dias, e a Arquidiocese assegurou que prestará todo o apoio necessário ao ex-líder religioso durante esse período delicado de sua vida.