Com a chegada da 38ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) se aproximando rapidamente, a organização do evento acaba de lançar uma notícia que certamente fará os amantes da música reggae vibrarem de entusiasmo. Após meses de especulações sobre possíveis atrações, o Fasc confirmou oficialmente que a renomada banda de reggae dos Estados Unidos, Groundation, será uma das principais atrações deste ano.
O Fasc, que se tornou um dos eventos culturais mais esperados do país, acontecerá no coração do Centro Histórico da cidade, entre os dias 1 e 3 de dezembro. Esta edição promete ser ainda mais especial, uma vez que o Groundation estará celebrando os 20 anos de seu primeiro álbum de estúdio, “Hebron Gate”. E o detalhe que mais empolga os fãs sul-americanos é que esta será a primeira vez que a banda executará o álbum na íntegra em solo sul-americano.
Fundada em 1998, a banda Groundation conquistou uma legião de fãs ao longo de sua carreira, produzindo um impressionante catálogo de 16 álbuns de estúdio, sendo o mais recente deles intitulado “One Rock”, lançado em 2022. A característica marcante da banda é a habilidade de mesclar o reggae com elementos de jazz, funk, música latina e africana, criando um som verdadeiramente único e envolvente.
O reggae, um gênero musical que teve sua origem na Jamaica nos anos 1960, é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco desde 2018, e o Groundation é considerado um dos expoentes contemporâneos desse estilo musical, mantendo viva a essência e a evolução desse gênero icônico.