Na última quarta-feira, 14, em segundo ato da solenidade de sanção das leis do Plano Estadual de Cultura e Lei dos Mestres, ocorrida no Teatro Atheneu, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) promoveu mais um ato de entrega das Medalhas do Mérito do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe, honraria destinada a pessoas e instituições merecedoras do reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados ao estado.
Na cerimônia, foram contempladas 25 personalidades do estado, organizadas em categorias: em “Saúde”, a representante do Hospital Cirurgia, Márcia Guimarães; representando o Parque Dos Falcões, José Percílio M. Costa; em “Comunicação”, Ancelmo Gois; em “Cultura”, a Banda Sinfônica da Sociedade Filarmônica N. Sra. da Conceição, José Roberto Freitas (Beto Pezão), Cícero Alves dos Santos (Véio), Maria Auxiliadora Machado (Tia Dorinha) – Acad.Sergipana de Ballet, Quadrilha Século XX, Eliva Nia Vieira Santos, José Ronaldo de Menezes (Mestre Zé Rolinha), José Carlos de Carvalho de Mendonça (Maestro Muskito), Domingos Alfredo dos Santos (Trio Vassoural), Maria Ione de Nascimento Carvalho (Mestre Ione), Marizete Silva Lessa (Mãe Marizete), Alvino Argôlo, Waldir Sandes, Maria Lúcia Dal Farra, Francisco José Costa Dantas e Ridaci Evangelista; em “Esporte”, Diego Costa, Duda Lisboa e José Adílson Rodrigues Dos Santos (Maguila); em “Ensino e Pesquisa”, Beatriz Góis e Jackson da Silva Lima.
Além desses, na manhã dessa sexta-feira, 16, a presidente da Funcap, professora Conceição Vieira, realizou, em seu gabinete, na presença de diretores e técnicos da instituição, representantes do Conselho Estadual de Cultura (CEC) e da Academia Sergipana de Letras, último ato de entrega da Medalha do Bicentenário, a qual foi atribuída ao professor e advogado Cezar Britto, que não pôde comparecer anteriormente por cumprimento de agenda. O homenageado na categoria “Direito” já exerceu o cargo de presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e hoje atua como advogado de várias entidades sindicais, movimentos populares e organizações não governamentais.
“O reconhecimento simboliza que não se caminha sozinho na estrada da vida. Sou Sergipano, de Propriá, que aprendeu nessa terrinha com os amigos, familiares e professores. Então, essa é uma medalha coletiva e de uma responsabilidade muito grande”, pontuou Cezar.
“Somos gratos e gratas por esta realização. A contribuição de Cezar para a história da advocacia e da cultura aqui no estado é muito grande, principalmente para a formação de uma sociedade mais justa, igualitária e feliz. Esse é mais um ato da gratidão do Governo de Sergipe, através da Medalha do Bicentenário, discutida por suas duas datas, do anúncio e depois da renovação deste anúncio, e isso nos deu a possibilidade de começarmos em 2020 e terminarmos agora em 2022. É com muita honra que fazemos essa entrega”, enfatizou Conceição Vieira.
A medalha do Mérito do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe foi instituída em outubro de 2020, por Decreto Estadual N° 40.698, outorgada pelo governador Belivaldo Chagas, como forma de comemorar os 200 anos de independência territorial de Sergipe com relação ao estado da Bahia. Personalidades sergipanas de áreas como educação, gestão pública, saúde, cultura, voluntariado, empreendedorismo, comunicação, esportes, ciência e tecnologia, ensino e pesquisa, direito e engenharia foram homenageadas com o recebimento da medalha, forma de reconhecimento de suas contribuições para o desenvolvimento do estado.Instagram
Facebook
Twitter