Pular para o conteúdo
funcionamento do Centro de Atendimento a Síndrome Gripal

funcionamento do Centro de Atendimento a Síndrome Gripal

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que, a partir deste sábado, 28, o Centro de Atendimento e Triagem à Síndrome Gripal não funcionará aos sábados, domingos e feriados e, a partir de 1° de fevereiro, funcionará apenas das 7h às 13h de segunda a sexta.

A iniciativa ocorre pela redução do número de casos de covid-19, o que reflete na baixa procura da população pelo serviço. Apesar disso, a secretária da saúde de Aracaju, Waneska Barboza, ressalta que os índices continuam sob avaliação.

“Essa mudança se dá pelo cenário atual, que tem demonstrado reduções significativas na positividade de casos de síndromes gripais e controle da pandemia em Aracaju, mas podemos reorganizar o fluxo, de acordo com possíveis mudanças. De todo modo, nós precisamos continuar mantendo todas as medidas preventivas contra a covid, além do cartão de vacinação atualizado”, explica.

Atendimento
O Centro, que é referência em acolhimento a síndromes gripais, funciona com o serviço porta aberta e atende pessoas a partir dos 12 anos de idade. A unidade dispõe de salas de triagem e observação, farmácia, consulta médica e testagem para detecção da covid-19. Desde a reabertura, em 30 de novembro de 2022, a unidade realizou 3.412 atendimentos e 2.416 testes para detecção da covid, sendo 710 com resultados positivos.

Outros pontos
A população que apresenta sintomas de síndromes gripais também pode buscar as unidades básicas de saúde (UBSs), que continuam ofertando testagem da covid, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h, com exceção das UBSs Elizabeth Pita (Santa Maria), Niceu Dantas (Mosqueiro) e Porto Dantas.

Com horário estendido, também de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, funcionam as UBSs Antônio Alves (Atalaia), Augusto Franco, Geraldo Magela (Orlando Dantas), Ministro Costa (Jardim Esperança), Dona Sinhazinha (Grageru), Ávila Nabuco (Médice), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Joaldo Barbosa (América), Manoel de Souza (Sol Nascente), Fernando Sampaio (Castelo Branco), Edézio Vieira (Siqueira Campos), Cândida Alves (Santo Antônio), Dona Jovem (Industrial), Francisco Fonseca (18 do Forte), José Machado (Santos Dumont), José Calumby (Jardim Centenário) e Onésimo Pinto (Jardim Centenário).

Os pacientes com casos mais graves são assistidos no Hospital Fernando Franco, localizado no conjunto Augusto Franco, na zona Sul de Aracaju, e no Hospital Nestor Piva, localizado no bairro 18 do Forte, zona Norte da cidade.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter