O número de posições de liderança assumido por nomes femininos dentro do Governo de Sergipe continua crescendo. Além de qualificar as ações da administração estadual, a atuação das profissionais representa a crença da gestão em um funcionalismo público que prima pela busca da equidade entre gêneros.
Até o momento, 23 mulheres foram nomeadas em cargos de gestão, a exemplo de secretarias de Estado, secretarias-executivas, superintendências e diretorias-executivas. A secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, lembra que a participação feminina é uma das premissas que conduziu a elaboração do plano de governo.
“Mulheres e meninas precisam ter cada vez mais a consciência de que participar da política é fundamental para mudar a realidade social, despertar a consciência crítica e usar os espaços para transformar vidas. E nós, enquanto poder público, devemos criar mecanismos para despertar cada vez mais esse interesse, seja com diálogo ou com iniciativas que permitam que as mulheres percebam seus potenciais. É preciso que elas se vejam como frutos de transformação em qualquer área em que desejem atuar”, ressalta Érica.
Participação
Na composição de seu secretariado, o governador Fábio Mitidieri nomeou seis mulheres. A primeira-dama, Érica Mitidieri, está à frente da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc). Na Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), pasta criada pela nova gestão, a titular é a delegada Danielle Garcia.
Com a recriação da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), a ex-superintendente de Esportes do Governo de Sergipe e ex-atleta Mariana Dantas foi nomeada ao cargo de secretária. Já a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) passou a ter, pela primeira vez, uma mulher no comando, após 86 anos de fundação. Trata-se de Sarah Andreozzi, economista, especialista em Recuperação Fiscal e mestre em Gestão Pública.
A advogada e ex-secretária de Estado da Inclusão, Lucivanda Rodrigues, foi anunciada para assumir a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e designada para responder também pela Secretaria de Transparência e Controle. Mais uma mulher a liderar uma pasta de primeiro escalão é a delegada Viviane Pessoa, representando a Secretaria de Estado de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc).
Além das secretarias, outras posições estratégicas foram assumidas por mulheres. A major Anne Bastos foi nomeada como titular do Gabinete Militar do Governo de Sergipe, que pela primeira vez recebe uma mulher no cargo. Na Superintendência Especial da Juventude, a gestora pública Larissa Alves foi escolhida para a chefia. A artista popular e comunicadora Antônia Amorosa preside a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), enquanto a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) tem à frente a arquiteta Deborah Dias.
Também integram o time feminino da gestão a psicóloga Adna de Santana Barbosa, nomeada para presidir a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), e a assistente social Carla Fontes Cardoso, diretora-geral da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Outros nomes são o de Josefa Lívia Santos Silva, que assume a secretaria executiva da Secretaria Especial do Gabinete do Governador, e Daniela Mesquita Santos, secretária executiva da Secretaria de Estado do Turismo. No Ipesaúde, Nataly Góis Santos é diretora de Controle e Cadastramento de Beneficiário, e Priscila Kitawara Mitidieri é diretora de Promoção à Saúde. Na Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), Jocelda Araújo Santos Fonseca foi alçada à presidência, enquanto Nayara Siqueira Brito é secretária-geral.
A engenheira civil, especialista em Políticas Públicas e servidora pública de carreira Manoella Feitosa Mendes assumiu a titularidade da Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento Estratégico e Gestão de Resultados (Superplan). Na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Ana Cristina de Carvalho Prado Dias responde como secretária-executiva.
Na Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom), a jornalista Martha Mendonça assumiu a Superintendência de Comunicação. Já na Secretaria de Representação de Sergipe em Brasília (Serese), a superintendência fica a cargo de Jaqueline Caldeira. Na véspera do Dia Internacional das Mulheres, o nome da tenente-coronel Andreia Santana foi divulgado pela Polícia Militar de Sergipe como a nova comandante do Batalhão de Turismo.
Além destas 23 mulheres em postos de comando nomeadas pela gestão, outras que compunham a gestão anterior em cargos de diretoria executiva seguem em suas funções. Outros nomes ainda estão por ser anunciados.
Destaque
Sergipe recebeu destaque nacional, ao figurar como o 7º do país com maior representatividade feminina no primeiro escalão dos governos estaduais. O levantamento divulgado pelo Portal Valor Econômico e realizado por uma consultoria do Radar Governamental aponta que 31% das pastas com status de secretaria de Estado são ocupadas por mulheres. Além de trazer protagonismo às mulheres, o Governo de Sergipe tem investido em ações voltadas ao público feminino.
Por meio das secretarias de Estado do Esporte e Lazer, da Assistência Social e Cidadania e de Políticas para as Mulheres, o Governo vem conduzindo a campanha ‘Todas na Torcida’. A iniciativa busca estimular a presença feminina nos estádios sergipanos e o respeito a essas mulheres. Em parceria com a Federação Sergipana de Futebol (FSF), o Governo também anunciou a meia-entrada para as mulheres em jogos do Campeonato Sergipano de Futebol. A medida será válida durante o mês de março, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), fará o lançamento, neste 8 de Março, de programas e ações voltados para o público feminino, como a assinatura dos decretos de criação do Observatório da Mulher Beatriz Nascimento, do Selo Empresa Amiga da Mulher, além da oficialização do lançamento do Cartão CMais Mulher e a parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para o cumprimento da lei 8.264/19.