Pular para o conteúdo
Governo de Sergipe busca apoio do TCU para construção do Canal de Xingó

Governo de Sergipe busca apoio do TCU para construção do Canal de Xingó

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira Pinto, se reuniram com o ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU), para pedidos de apoio na autorização da publicação do edital de licitação para construção do Canal de Xingó. A obra tem como objetivo garantir o abastecimento de água para consumo humano e atividades produtivas que devem beneficiar três milhões de pessoas nos municípios da Bahia e de Sergipe.

Durante reunião realizada na sede do TCU, em Brasília, o ministro Cedraz se mostrou receptivo aos esclarecimentos e se comprometeu a analisar de forma célere a documentação. A Codesvasf aguarda a avaliação do TCU sobre a necessidade de conclusão do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) antes da abertura da licitação da obra inicial.

Fábio e Marcelo explicaram que a Codesvasf já contratou o PDR, que deve ser finalizado até o fim do ano, e que o novo Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH), que deve entrar em vigor em breve, permitirá que a Companhia possa agilizar o processo licitatório sem prejuízo, pois ela poderá suspenderê-lo até que o plano seja entregue.

A audiência também contou com a presença da deputada Federal, Yandra Moura, dos secretários estaduais da Casa Civil (SECC), Jorginho Araujo da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), Zeca da Silva, de Representação em Brasília no exercício, Luciano Filho, além do consultor do Governo, Júlio Filgueira, e assessores do TCU. A construção do Canal de Xingó é uma medida importante para garantir o acesso à água potável para milhões de pessoas na região.