O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), entrega na quarta-feira, 9, mais uma obra que beneficiará a região sul sergipana: o Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos (Creja) Jorge Amado, localizado no município de Estância.
Considerada a principal unidade de ensino que oferta essa modalidade, foram investidos R$ 2.860.981,87 em sua ampliação, modernização e reforma. A obra contemplou adaptação do auditório, da cozinha com despensa de materiais perecíveis e não perecíveis, melhorias no refeitório e um completo sistema de acessibilidade e contra incêndios, com rampa de acesso de acordo com as normas brasileiras.
Foi realizado também o aumento de carga elétrica para que todas as salas e compartimentos recebessem sistema de ar-condicionado, que era uma antiga reivindicação da comunidade escolar. As instalações elétricas e hidrossanitárias foram modernizadas e passaram por revisão de segurança.
Além das melhorias estruturantes de piso, telhado, basculantes internos e externos, recuperação de alambrados e revestimentos cerâmicos, a escola passou por ampliação dos ambientes de serviços, como a construção da casa de gás, casa de lixo, adaptação de dormitórios para professores, laboratórios, biblioteca e salas de aula.
O Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Jorge Amado atende a 273 alunos matriculados e é coordenado pela professora Genilda da Conceição Ferreira Dórea. Com a entrega da nova unidade escolar, a previsão é que sejam abertas novas turmas, aumentando, assim, a oferta da EJA na região.
O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, ressalta a importância de obras como essa para a população, já que a Educação de Jovens e Adultos é uma oportunidade para aqueles que por algum motivo deixaram de frequentar a escola poderem ser certificados e melhorarem a qualificação, inclusive frente ao mercado de trabalho.
“A Educação de Jovens e Adultos é uma forma de qualificação e inclusão social de parte da população que por algum motivo deixou de estudar. Essa é uma obra que nos enche de orgulho, por ir além da educação e fará a diferença na vida de tantos sergipanos que desejam recomeçar os seus estudos e ganhar um mundo de oportunidades”, destaca.
“A entrega deste Creja mostra o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a educação sergipana, contribuindo para o combate ao analfabetismo. É mais uma etapa cumprida pelo governo para que a educação alcance a todos os sergipanos, de todas as idades”, reforça Zezinho Sobral.
Educação de Jovens e Adultos
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica que oferece oportunidade para retomada dos estudos, o que permite ao aluno concluir a trajetória escolar em menor tempo e, desta forma, obter qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. O curso tem duração de três semestres, totalizando 18 meses. A modalidade é ofertada, principalmente, no turno da noite, dentro das 147 escolas públicas estaduais que se destinam a esse segmento, com uma matrícula de 18.651 alunos (números de 2023).
Em Sergipe há três Centros de Referência de Educação de Jovens e Adultos (Creja): o Severino Uchoa (em Aracaju), o Jorge Amado (em Estância) e o Professor Marcos Ferreira (em Simão Dias). Ao todo, os três centros de referência têm 1.318 alunos matriculados (2023), com capacidade de ampliar a oferta dessa modalidade de ensino.
Jorge Amado
Escritor, jornalista e um dos maiores representantes da literatura brasileira modernista, com uma obra marcada pelo regionalismo e pela denúncia social, Jorge Amado (1912-2001) nasceu em Itabuna, no sul da Bahia, filho de João Amado de Faria e Eulália Leal Amado.
Em sua trajetória, Amado produziu mais de 30 romances, que foram traduzidos para 48 idiomas e publicados em 60 países. Ele é um dos escritores brasileiros mais lidos no mundo. Além de destaque na literatura, algumas de suas obras mais emblemáticas – como “Gabriela, Cravo e Canela” e “Dona Flor e seus Dois Maridos”, “Tereza Batista” – também foram adaptadas para a televisão, como filmes, minisséries, novelas e também serviram de base para diversas peças teatrais.
O escritor baiano tem uma intrínseca ligação com Sergipe, principalmente com Estância, já que parte da vida ele morou nessa cidade. O pai de Jorge, João Amado de Faria (1880-1962), era sergipano. O romancista casou-se, em 1933, com Matilde Garcia Rosa (1916-1986), também sergipana, irmã de Antônio Garcia Rosa (1877-1960), o poeta aracajuano. Do casamento, Jorge Amado teve uma filha, Eulália Dalila Amado, nascida em 1935 e falecida precocemente com apenas 14 anos.
Jorge Amado casou-se pela segunda vez com a escritora Zélia Gatai, com quem teve dois filhos: João Jorge Amado e Paloma Jorge Amado.
Jorge Amado veio morar em Estância refugiado do regime do presidente Getúlio Vargas, por sua ligação com a Intentona Comunista. Em Estância, Jorge Amado escreveu parte de Capitães de Areia e Mar Morto, além de trazer personagens que povoaram alguns dos seus livros, como Gabriela, Tereza Batista e Tieta do Agreste. Há também passagem de Jorge Amado, quando criança, pela casa do avô, em Itaporanga d’Ajuda.
Obras de Jorge Amado
O País do Carnaval, 1931
Cacau, 1933
Suor, 1934
Jubiabá, 1935
Mar Morto, 1936
Capitães de Areia, 1937
A Estrela do Mar, poesia, 1938
Terras do Sem-Fim, 1943
O Amor do Soldado, 1944
São Jorge dos Ilhéus, 1944
Bahia de Todos os Santos, 1944
Seara Vermelha, 1945
O Mundo da Paz, 1951
Os Subterrâneos da Liberdade, 1954
Gabriela Cravo e Canela, 1958
Os Velhos Marinheiros, 1961
Os Pastores da Noite, 1964
Dona Flor e Seus Dois Maridos, 1966
Tenda dos Milagres, 1969
Teresa Batista Cansada de Guerra, 1972
Tieta do Agreste, 1977
Farda Fardão Camisola de Dormir, 1979
O Menino Grapiúna, 1981
Tocaia Grande, 1984
O Sumiço da Santa: Uma História de Feitiçaria, 1988
Navegação de Cabotagem, 1992
A Descoberta da América pelos Turcos, 1994
O Milagre dos Pássaros, 1997