A cadeia produtiva da indústria têxtil do estado conta com 250 novos trabalhadores qualificados pelo Governo do Estado por meio de cursos realizados pelo programa Qualifica Sergipe. a capacitação é feita por meio de cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A parceria entre os agentes públicos e privados tem beneficiado o trabalhador sergipano, sobretudo aqueles que tentam se inserir no mercado.
Itabaianinha e Tobias Barreto, municípios que formam o cinturão têxtil de Sergipe, atuam quase que exclusivamente com a confecção e frequentemente solicitam mão de obra qualificada. Segundo a Secretaria de Estado do Trabalho, o programa Qualifica Sergipe nasceu com essa premissa de atender às necessidades de cada região, com cursos profissionalizantes específicos, que os próprios empreendedores, população e prefeituras solicitam ao governo.
O cinturão têxtil conta com um complexo de 34 fábricas e mais de três mil empreendimentos entre pequeno, médio e grande porte no município de Tobias Barreto e mais de 300 empresas do setor em Itabaianinha. Até o momento já foram ofertadas oito turmas em cursos de qualificação, alcançando 124 alunos em Itabaianinha e mais oito turmas em Tobias Barreto, contemplando outros 132 alunos.
Foto: Igor Matias