População do município e região aprovou a iniciativa do Governo de Sergipe em levar para mais perto da população serviços e ações pelas secretarias e órgãos do Estado
O município de Propriá, na região do baixo São Francisco sergipano, recebeu no último dia 22 de março a segunda edição do ‘Sergipe é aqui’. Seguindo no propósito de percorrer todos os 75 municípios, o Governo de Sergipe deu continuidade ao projeto Governo Itinerante, ofertando mais de cem serviços e atendimentos por meio de 17 secretarias. Na ocasião, foi anunciado um pacote de investimentos que somam quase R$ 10 milhões destinados à melhoria da infraestrutura e ao desenvolvimento de Propriá, maior município da região, além de cidades vizinhas.
Para chegar aos locais mais distantes e contemplar o maior número possível de sergipanos, o ‘Sergipe é aqui’ promoveu também a busca ativa de beneficiários. A ação mobilizou equipes e agentes técnicos, as secretarias e órgãos, indo até aqueles que precisam dos serviços para entender suas demandas e oferecer toda a orientação necessária. A população de Propriá, assim como a de Boquim, município onde foi realizada a primeira edição do projeto, também aprovou a iniciativa e usufruiu dos serviços ofertados.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) foi uma das mais procuradas para emissão de documentos de identidade. O auxiliar de serviços gerais Elisânio do Nascimento foi o primeiro atendido do dia no estande da SSP. Para conseguir tirar a segunda via da carteira de identidade, ele chegou cedo ao Colégio Joana de Freitas Barbosa, onde as ações do ‘Sergipe é aqui’ foram realizadas. Ele elogiou a agilidade na prestação do serviço, com a quantidade de pessoas disponibilizadas para atender a população. “É muito bom quando tem essas ações, deveria ter mais vezes no ano. A maioria das pessoas não tem recurso, então quando tem uma ação assim adianta muito para a gente”, afirmou.
Rosângela Alves saiu do povoado Santa Cruz até a sede do município para aproveitar os exames disponibilizados pela Unidade de Atenção à Saúde da Mulher. A Carreta Rosa, como é conhecida a unidade, foi um dos equipamentos utilizados pela primeira vez no ‘Sergipe é aqui’ na edição de Propriá. “Assim que cheguei já recebi a ficha e fui bem atendida. Vim no ônibus que passou buscando o pessoal nos povoados, e estava todo mundo empolgado. É uma grande oportunidade, porque às vezes a gente não tem como ser atendido. Eu, por exemplo, estou vindo fazer um exame pendente desde 2022. É uma maravilha, a gente só tem que agradecer”, destacou.
Pela primeira vez no evento, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) ofereceu serviços como ligação de água, tarifa social, faturamento de contas e outros. Quem foi ao ‘Sergipe é aqui’ também teve a oportunidade de fazer sua carteira de trabalho. Além disso, a população ribeirinha contou com informações do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT). Os jovens de Propriá e cidades vizinhas puderam fazer a Identidade Jovem (ID Jovem), por meio dos serviços disponibilizados pela Superintendência Estadual da Juventude (Superjuv). Já os produtores rurais da região tiveram a oportunidade de receber a assistência técnica da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), que ainda disponibilizou a Declaração de Aptidão (DAP).
O Governo Itinerante reafirma o compromisso da gestão estadual em levar a estrutura administrativa do Estado por todo o seu território. Na ocasião, foram assinadas as ordens de serviços para as obras de pavimentação de ruas e avenidas de Propriá; para reforma do Colégio Estadual Cel. João Fernandes de Brito, que contempla a construção de uma quadra de esportes; para a reforma e ampliação do Centro de Excelência Manuel Dantas, situado no município de Cedro de São João; a construção de uma quadra de esporte na Escola de Ensino Fundamental Sagrada Família, em Neópolis; além da assinatura do Termo de Entrega dos imóveis alcunhados como estádio de futebol Governador João Alves Filho e o Ginásio Governador Antônio Carlos Valadares, ambos localizados em Propriá, para construção de moradias populares. Ao todo, os investimentos resultam em quase R$ 10 milhões.
Reunindo mais de 300 servidores, o ‘Sergipe é aqui’ é organizado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) e conta com a participação das secretarias de Estado, autarquias e órgãos estaduais. A primeira edição foi realizada em Boquim, no sul sergipano, em fevereiro, com mais de 1,5 mil atendimentos registrados. A próxima edição do ‘Sergipe é aqui’ já está marcada. Acontecerá no dia 14 de abril, no município de Porto da Folha, na região do alto sertão sergipano, no Centro de Excelência Governador Lourival Baptista.