Pular para o conteúdo
Governo inicia Sergipe Participativo por Tobias Barreto, com escuta da população sobre as necessidades da região

Governo inicia Sergipe Participativo por Tobias Barreto, com escuta da população sobre as necessidades da região

6 meses de gestão PMA

O município de Tobias Barreto, localizado no centro sul sergipano, foi o primeiro a receber o programa Sergipe Participativo nesta quarta-feira, 23, no Centro de Excelência Maria Rosa de Oliveira. O evento, que engloba as oficinas dos Planos de Desenvolvimento Regional (PDR) e as audiências públicas do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2026, reuniu representantes não só do município-polo, mas também dos demais contemplados nesta edição, como Itabaianinha, Poço Verde e Tomar do Geru.

“Estamos começando aqui, por Tobias Barreto, nesse giro que o Governo do Estado vai fazer em nove regiões. O Sergipe Participativo vai percorrer cada região do Estado para discutir o plano de desenvolvimento regional, ouvindo lideranças, autoridades, comerciantes e empresários, para discutir quais são as potencialidades e como podemos acelerar o processo de crescimento, o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda em cada região do nosso Sergipe. Também trazemos a discussão da nossa Lei de Orçamento Anual que é um momento bastante importante porque a população, ao ser ouvida, participa ativamente na discussão do nosso orçamento”, explicou o secretário da Seplan, Julio Filgueira.

Sebrae VIVA SERGIPE

O programa de escutas populares ocorrerá em nove municípios sergipanos com objetivo de coletar informações, sugestões e ouvir os moradores das regiões a respeito de temas relacionados ao planejamento e ao orçamento.

Importância

Durante as oficinas do PDR, que dividiram o público em três grupos, os participantes puderam debater sobre as características da região, suas particularidades, informações econômicas, sociais e demais informações que possam contribuir para a construção de um plano focado no desenvolvimento dos municípios.

Representante da Prefeitura Municipal de Poço Verde, Erivalda Farias ressaltou a importância do Sergipe Participativo na região centro sul. “Apontamos três propostas para o nosso município, com base no que foi indicado na oficina e do que temos lá, então destacamos a melhoria de infraestrutura, especialmente as rodovias, a melhoria e trazer um pouco mais do esporte como incentivo à retirada dos jovens da vulnerabilidade, além, é claro, do fortalecimento de educação e saúde”, complementou.

Ainda neste primeiro momento, a Seplan apresentou ao público o projeto de planejamento de longo prazo do Governo de Sergipe, o Sergipe 2050, coordenado pela secretaria e pela Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE).

“É com muita alegria hoje que estamos iniciando o Sergipe Participativo, um momento de escuta, de acolhimento, de ouvir a população para poder entender as necessidades e as realidades de cada município e cada território. É uma iniciativa coordenada pela Seplan, mas a população é a verdadeira protagonista. Vamos percorrer os oito territórios, a Grande Aracaju,e juntos vamos ouvir você para participar dos planos de desenvolvimento regional de Sergipe”, destacou a subsecretária de Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana, Danilla Andrade.

Cronograma

O Sergipe Participativo segue nesta quinta-feira, 24, tendo como pólo o município de Estância. Na semana seguinte, recebem o evento os municípios de Propriá, no dia 28; Itabaiana, no dia 29; Nossa Senhora da Glória, no dia 30; e em Poço Redondo, no dia 31. Já em agosto, as oficinas e audiências continuam em Lagarto no dia 4, Capela no dia 5, e em Aracaju no dia 6.

Ainda em agosto, no dia 14, acontecerá também a audiência temática virtual com objetivo de receber propostas da população sobre temas como primeira infância, mulheres, direitos humanos, juventude, meio ambiente e sustentabilidade e proteção animal. As sugestões e contribuições populares podem ser feitas de forma presencial e online, por meio do preenchimento do formulário do PLOA 2026.

PDR e PLOA

A participação popular ocorre em dois momentos: pela tarde, das 14h às 17h, são realizadas as Oficinas dos PDR’s, que têm como objetivo ouvir a população para construir um plano alinhado às necessidades e potencialidades locais. Por meio de apresentações, dinâmicas em grupo e escutas com lideranças, moradores, empresários e movimentos populares, serão levantadas demandas, desafios e propostas de ação.

O Governo de Sergipe, por meio da Seplan e em parceria com a FESPSP, está elaborando os novos Planos de Desenvolvimento Regional. O trabalho busca atualizar os territórios de planejamento criados em 2007. A iniciativa considera mudanças sociais, políticas e territoriais e também inclui diagnóstico econômico, avaliação de projetos e fortalecimento do planejamento regional.

Já às 18h, acontecem as audiências públicas para construção coletiva do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026. O objetivo é ouvir a população das regiões sobre como o estado deverá alocar investimentos em áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura, entre outras, estabelecendo metas fiscais e limites de gastos, e contribuindo para o controle e a responsabilidade na gestão de recursos. A construção do PLOA é feita pela Seplan, que desde a sua recriação, em 2024, assumiu entre suas atribuições o Orçamento Público.

 

Foto: Ascom Seplan


Leia também: Governo anuncia cerca de R$ 20 milhões em investimentos para General Maynard e região durante o ‘Sergipe é aqui’