Foi lançado nesta segunda-feira, 1º de dezembro, o programa habitacional do estado, o Casa Sergipana. A proposta é expandir os investimentos em moradias de interesse social. O programa vem para congregar todas as iniciativas que envolvem construção, produção e entrega de unidades habitacionais, sendo o principal canal de diálogo entre o Estado, as construtoras e os beneficiários. Serão quase 5 mil unidades residenciais previstas no Casa Sergipana. “É um programa robusto. O maior investimento em habitação da história estadual”, afirmou o governador Fábio Mitidieri.
De acordo com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), responsável pela execução do programa, serão investidos um total de R$ 255 milhões pela gestão estadual, cujo propósito é ajudar a diminuir o déficit habitacional em Sergipe. “Nos últimos dois anos trabalhamos em parceria com a Caixa Econômica, Governo Federal e equipe de habitação da Seasic, elaborando e ajustando o formato do programa para atender às necessidades da população que busca a casa própria”, destacou a secretária da Seasic, Érica Mitidieri.
Nesta primeira fase, o Casa Sergipana está dividido em cinco modalidades: Minha Casa Minha Vida FAR, totalmente subsidiada destinada a famílias cuja renda bruta familiar mensal enquadrada na Faixa Urbano 1; Minha Casa Minha Vida FNHIS, também totalmente subsidiada municípios com até 50 mil habitantes para famílias enquadradas na Faixa Urbano 1; MCMV Contrapartidas, concessão de subvenção financeira para famílias de renda bruta familiar nas Faixas Urbano 1 e 2; a modalidade MCMV Entidades, em que o Estado atua no aporte complementar propostas e contratos firmados entre o Governo Federal e entidades não governamentais; e a modalidade Parque Vitória, iniciativa do Governo do Estado, para implantação do conjunto habitacional aguardado há décadas pela comunidade da ocupação da área conhecida como “Cabo do revólver”, no Santa Maria.
Foto: Arthur Soares

