O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) enfrenta uma escassez crítica em seus estoques de sangue de todos os grupos sanguíneos: O, A, B e AB, tanto positivos quanto negativos. Em uma convocação urgente, a instituição conclama a população a doar e contribuir para atender à demanda transfusional na rede hospitalar.
Para sustentar o estoque estratégico, o Hemocentro necessita receber, no mínimo, 120 doações diárias. A gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, destaca a gravidade da situação, revelando que, nesta quarta semana de janeiro, as doações têm sido irregulares, chegando a dias com apenas 58 bolsas coletadas.
Rozeli Dantas ressalta a importância das doações para aprimorar os estoques, visando preparar-se para o período do carnaval em fevereiro. “Queremos contar com o apoio dos sergipanos para aumentar as doações de sangue”, destaca a gestora.
Doar sangue é um ato simples, seguro e que não apresenta riscos à saúde. Homens podem doar a cada 60 dias, enquanto mulheres podem doar a cada 90 dias. Uma única bolsa de 450 ml de sangue pode ser fracionada em diferentes componentes, como concentrado de plaquetas, concentrado de hemácias, crio precipitado e plasma.
Segundo o sistema Hemovida, na primeira quinzena de janeiro, a unidade registrou 1.679 atendimentos e 1.339 doações, uma média de 89 doações por dia.
Serviço
Para realizar a doação, é necessário estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos e comparecer ao serviço bem alimentado, portando um documento oficial com foto válido em todo o território nacional. O Hemose opera de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e pode ser contatado pelos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URLhttps://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.