O Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria Estadual de Saúde, completa neste sábado, 05, um ano de funcionamento. A unidade, que funciona de ‘porta aberta’, contribuiu para desafogar a demanda do Hospital de Urgências João Alves Filho, melhorando o atendimento de casos de urgência e emergência pediátricas.
Durante esse período, o Hospital da Criança se tornou referência em atendimento de baixa e média complexidade e sua implantação objetivou ampliar a oferta de leitos por demandas espontâneas e referenciadas de urgências pediátricas, nas especialidades clínicas e cirúrgicas.
Foram quase 50 mil crianças atendidas desde o funcionamento do complexo hospitalar, o que representa quase um terço do que é atendido no HUSE João Alves Filho.
“Nós fundamos o hospital da criança em um momento crítico, porém estratégico. Estávamos ainda em meio ao ápice da pandemia e em plena sazonalidade da pediatria. E mesmo diante todos esses desafios o hospital se mostrou um equipamento de extrema importância para a rede de urgências do Estado”, afirmou a Superintendente Catharina Costa.
Dentre as especialidades médicas em pediatria, o hospital conta com otorrinolaringologista, oftalmologista, cardiologista, cirurgião pediátrico, hematologista, gastroenterologista, ultrassonografista, infectologista e pediatra intensivista.
A unidade iniciou com um quantitativo de 229 profissionais. Ou seja, com uma equipe multiprofissional assistencial de enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, biomédico, técnico de laboratório e outros.
Ao longo do seu funcionamento, a Secretaria Estadual da Saúde ampliou esse quantitativo à medida em que a demanda aumentava. Ao todo, hoje já são 450 profissionais da saúde e da área administrativa.
“O Hospital da Criança é sem dúvidas um avanço na saúde do nosso estado, principalmente com esse atendimento específico e exclusivo para a pediatria. É um ambiente humanizado que tem feito com que o nosso objetivo de melhorar a saúde das crianças fosse atingido, além de ser o primeiro centro específico e especializado na área, se tornando uma referência em Sergipe”, destacou a Secretária de Saúde, Mércia Feitosa.
Com o atendimento voltado para crianças de com idade a partir de 29 dias até 12 anos, 11 meses e 29 dias, o hospital neste 1 ano de portas abertas realizou 385 cirurgias em diversas áreas de especialidades, mas sendo referência em cirurgias ortopédicas.
Com o objetivo de levar um atendimento humanizado, a unidade firmou parcerias importantes com outras entidades, a exemplo do Projeto Palhaço de Propósitos, Teatro de fantoches da Guarda Municipal de Aracaju, Mães que Oram Pelos Filhos e a Cinoterapia feita com cães do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe.
Além disso, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) desenvolveu 1482 atividades, entre elas treinamentos com os profissionais, palestras e técnicas que ajudaram a tornar o hospital ainda mais eficiente.
“O Hospital da Criança sendo uma unidade exclusivamente para atendimento em pediatria nos permite não só conhecer as mais diversas doenças que afetam as crianças, como também garantir a expertise nos diagnósticos e tratamentos”, afirma Catharina Costa.