Pular para o conteúdo
Hospital de Cirurgia se o prepara para realizar transplantes de órgãos e expandir sua capacidade

Hospital de Cirurgia se o prepara para realizar transplantes de órgãos e expandir sua capacidade

Referência em alta complexidade para a Rede Estadual de Saúde, o Hospital de Cirurgia (HC) está dando passos significativos para se tornar um centro de excelência em transplantes de órgãos. A instituição já realiza captação de órgãos por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), e agora, com a habilitação concedida pelo Ministério da Saúde no final de 2022, está se preparando para realizar transplantes de fígado e rim.

Segundo o diretor técnico do Hospital de Cirurgia, Dr. Rilton Morais, a habilitação foi um marco importante. “A partir daí, começamos um árduo trabalho para ampliarmos a nossa estrutura e qualificarmos ainda mais os nossos profissionais, para iniciarmos a realização dessas cirurgias”, destaca o médico.

Uma das iniciativas mais visíveis desse esforço é a expansão do centro cirúrgico geral do hospital. Atualmente, o HC está construindo quatro novas salas de cirurgia, equipadas com todos os dispositivos necessários de alta qualidade. Essas salas serão utilizadas para cirurgias de grande porte de diversas especialidades, incluindo os transplantes. Com essa expansão, o centro cirúrgico passará de 8 para 12 salas, proporcionando uma capacidade ainda maior para atender às necessidades da população.

Além das novas salas cirúrgicas, o Hospital de Cirurgia também está aumentando o número de leitos de internamento, criando assim condições ideais para uma ala específica dedicada aos pacientes transplantados. Essa abordagem visa proporcionar um ambiente de cuidado e recuperação altamente especializado.

A expectativa é que, com essas melhorias estruturais e a qualificação contínua da equipe médica e de enfermagem, o Hospital de Cirurgia esteja pronto em breve para realizar com sucesso os transplantes de órgãos, oferecendo uma opção vital para pacientes que dependem desses procedimentos para recuperar sua saúde e qualidade de vida.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter