Pular para o conteúdo
Hospital de Urgências de Sergipe realiza ação de conscientização sobre o câncer

Hospital de Urgências de Sergipe realiza ação de conscientização sobre o câncer

Desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente da unidade, a ação teve como objetivo passar informações acerca da doença aos acompanhantes dos pacientes

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) realizou na manhã desta quinta-feira, 2, uma ação de conscientização sobre o câncer, no ambulatório da Oncologia. A atividade é em alusão ao Dia Mundial do Câncer, que acontece neste sábado, 4 de fevereiro. A data foi criada para alertar dos perigos da doença e conscientizar a população sobre a prevenção da neoplasia.

A enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Flávia Santos, explicou que houve a necessidade de antecipar a ação para alcançar o maior número de pessoas. Ela contou que foi entregue um material informativo e destacou a importância dessas atividades para a população.

“Fizemos um folder educativo para entregar aos acompanhantes dos pacientes que estão aguardando o tratamento, explicando de uma maneira simples o que é o câncer e as formas de prevenção de uma grande parte de cânceres. Realmente é uma ação que visa à educação e ao conhecimento da população”, disse.

Deise Silva Souza acompanha a mãe que é paciente oncológica e está no hospital realizando uma quimioterapia. Emocionada, ela revela que sua genitora foi curada do câncer de mama há mais de cinco anos, mas precisou retornar após a descoberta do surgimento de novos nódulos. Confiante, ela ressaltou a importância de ações como esta e de como é fundamental o apoio às pessoas que passam pelo mesmo problema que a mãe dela.

“É muito importante fazer isso nas escolas e em ambientes onde há muitas pessoas, porque o câncer é agressivo e só quem já passou sabe o quanto é importante se precaver, tomar todos esses cuidados. Faz mais de cinco anos que a minha mãe se curou de um câncer na mama, só que surgiram novos nódulos. Agora estamos na luta novamente. Mas se Deus quiser vai dar tudo certo. Que todas as pessoas se cuidem, façam atividade física, se alimentem bem e evitem o açúcar. E se conhecer alguma pessoa que tá passando por isso, apoie, dê um abraço, mande uma mensagem de carinho, porque isso é muito importante”, disse emocionada.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter