Acontecerá de 8 a 10 de novembro de 2023 o ‘III Simpósio Internacional de Moringa’, um evento de destaque no cenário mundial que reunirá especialistas, pesquisadores e entusiastas da planta Moringa Oleifera Lam. Organizado pela International Society for Horticultural Science (ISHS), Associação Moringa do Brasil, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Ilhéus (IFBA), com o apoio do Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec), Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), o evento está programado para acontecer no Sergipetec.
Este é o terceiro simpósio internacional dedicado à Moringa, com edições anteriores realizadas nas Filipinas e na África do Sul. O evento deste ano em São Cristóvão, Sergipe, Brasil, atrairá mais de 200 participantes de todo o mundo, incluindo pesquisadores, professores, doutorandos, mestrandos, alunos de iniciação científica, profissionais de institutos e empresas de extensão rural, produtores, agricultores familiares e ONGs. O III Simpósio Internacional de Moringa abrange diversas áreas temáticas, como produção agrícola, processamento de óleo, tratamento de água, bioatividades, farmacologia, alimentação animal e usos gerais da Moringa.
Um dos principais objetivos do simpósio é apresentar os resultados científicos mais recentes, bem como aplicações práticas e mesas redondas focadas na geração e implementação de novos negócios, utilizando a Moringa como fator de desenvolvimento econômico principal. A intenção é unir teoria científica e ação, possibilitando um diálogo rico e produtivo sobre essa planta versátil.
A Moringa Oleifera, nativa da Índia e encontrada em regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo, é uma planta altamente valorizada por sua riqueza em nutrientes. Suas folhas, vagens e sementes contêm uma variedade de fitoquímicos essenciais. Acredita-se que a Moringa fornece uma série de benefícios à saúde, superando muitos alimentos comuns. Por exemplo, ela contém sete vezes mais vitamina C do que laranjas, dez vezes mais vitamina A do que cenouras, 17 vezes mais cálcio do que leite, nove vezes mais proteína do que iogurte, 15 vezes mais potássio do que bananas e 25 vezes mais ferro do que espinafre. Essas características tornam a Moringa um superalimento notável e uma área de pesquisa de grande interesse.
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br