Inscrições para o Encceja 2025 estão abertas até 2 de maio. Participe do exame para obter a certificação do ensino fundamental ou médio de forma gratuita. Confira detalhes e como se inscrever!
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), iniciou na última segunda-feira, 21, o período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. O prazo para inscrição vai até o dia 2 de maio e deve ser feita exclusivamente no site oficial do Encceja: enccejanacional.inep.gov.br/encceja.
A certificação do Encceja é voltada para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade regular e desejam obter essa certificação de forma gratuita. Para participar, é necessário ter no mínimo 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio, além de não ter concluído o nível de ensino correspondente.
As provas ocorrerão no dia 3 de agosto e serão divididas em dois turnos: pela manhã, das 8h às 13h, e pela tarde, das 14h30 às 20h30. Elas abordarão quatro áreas do conhecimento: Ciências, Matemática, Língua Portuguesa com Redação, Inglês, Espanhol, Artes, Educação Física, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Uma das novidades para o Encceja 2025 é a ampliação da inclusão. Agora, o sistema de inscrição aceitará documentos de identificação digital de participantes estrangeiros, como a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM), desde que inseridos via aplicativo Carteira Digital do Migrante. Além disso, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão comprovar a condição com a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Ciptea).
Outro avanço importante é a oferta de recursos de acessibilidade para participantes com diversas condições, como deficiência visual, auditiva, física, intelectual, além de gestantes, lactantes e idosos.
O resultado individual do exame será divulgado no dia 15 de dezembro, e os gabaritos estarão disponíveis até o décimo dia útil após a aplicação das provas. A solicitação de atendimento especializado e tratamento por nome social segue até o dia 7 de maio, com resultado de recursos até o dia 20 de maio.
De acordo com o professor Edson Aragão, coordenador do Encceja da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o exame representa uma excelente oportunidade para aqueles que desejam retomar os estudos e alcançar novos horizontes. “O objetivo é oferecer uma certificação para quem não conseguiu concluir os estudos na idade certa. O Encceja é uma porta aberta para novos caminhos no mercado de trabalho ou na vida acadêmica”, afirmou Aragão.
Com a proposta de tornar a educação mais acessível e inclusiva, o Encceja 2025 é um exame gratuito e uma verdadeira oportunidade de transformação para muitos sergipanos.