Durante a sessão plenária desta terça-feira, 8, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) subiu à tribuna para comentar pautas importantes das áreas de educação, saúde e segurança pública. Ela iniciou o pronunciamento destacando a importância da solenidade realizada pelo Governo do Estado com o Ministério da Educação, que marcou um ano do programa Pé-de-Meia e o lançamento do Estudante Monitor.
Kitty reforçou que os dois programas incentivam a permanência dos jovens na escola e valorizam o protagonismo estudantil. “A educação pública de Sergipe vive um novo momento. É gratificante ver que estamos investindo desde a primeira infância, com o anúncio de novas creches do AMEEI, até o ensino médio, com incentivos financeiros e oportunidades para nossos estudantes”, afirmou a parlamentar.
Em relação à saúde, Kitty explicou que a Secretaria de Estado da Saúde já está executando ações emergenciais para garantir os exames de tomografia enquanto os equipamentos do HUSE passam por manutenção. Sobre a instabilidade no fornecimento de medicamentos oncológicos como a Cisplatina e a Carboplatina, a deputada informou que a SES já realizou compras emergenciais e segue cobrando agilidade dos fornecedores.
A parlamentar também prestou solidariedade à família do jovem Wemisson Marcenas, morto durante abordagem policial em Japaratuba. Ela elogiou o afastamento dos policiais envolvidos, mas defendeu uma apuração rigorosa. “Segurança pública tem que andar lado a lado com o respeito à vida. A população precisa confiar nas instituições, e isso só acontece com justiça e transparência”, declarou.
Fonte: Assessoria