Investimento da Prefeitura de Aracaju resulta em experiências educacionais enriquecedoras para alunos da rede municipal
Os alunos da rede municipal de ensino de Aracaju estão colhendo os frutos de investimentos significativos na área da educação, graças ao compromisso da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), em promover a qualidade do ensino. Um dos destaques dessa iniciativa é a aquisição e instalação de laboratórios de Matemática e Ciências em todas as 46 escolas municipais de ensino fundamental (Emefs), proporcionando uma experiência de aprendizado única para os estudantes.
Esses laboratórios, localizados em salas dedicadas, estão equipados com recursos matemáticos e científicos que enriquecem o processo de ensino. Eles complementam a teoria ministrada em sala de aula e proporcionam aos alunos uma melhor compreensão dos conteúdos, resultando em avanços significativos na aprendizagem.
A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Izabel Cristina Santos Silva, Daniela da Silva Nascimento, enfatiza a importância desses laboratórios para o desenvolvimento cognitivo e educacional das crianças. Ela destaca que os laboratórios não apenas oferecem uma estrutura física completa, mas também recursos tecnológicos, como tablets com experimentos guiados para os professores, materiais reagentes para atividades científicas e um microscópio de alta resolução. Isso tem cativado os alunos, especialmente quando se trata do estudo do corpo humano, permitindo a visualização das fases embrionárias e da estrutura interna do corpo.
Além disso, as aulas nos laboratórios são planejadas de forma personalizada para atender às diferentes necessidades de cada turma. Daniela ressalta que as abordagens variam de acordo com a faixa etária dos alunos e com o tipo de experimento, garantindo a segurança durante as atividades práticas.
Os benefícios desses laboratórios são evidentes. A professora Adriana Andrade, que leciona para alunos do 5º ano da Emef Professora Izabel Cristina Santos Silva, observa avanços individuais significativos nos estudantes. Eles têm a oportunidade de aplicar o que aprendem em sala de aula de forma prática, especialmente nas disciplinas de Matemática e Ciências.
Os alunos também estão entusiasmados com as aulas nos laboratórios. Raíssa Rafaele, de 10 anos, destaca que aprendeu mais e se desenvolveu melhor graças a essas experiências. Gabriela Heloá Alves, apaixonada por ciências, encontra no estudo do corpo humano uma oportunidade única de aprendizado. Maria Clara Nunes, por sua vez, destaca a novidade das aulas em laboratório em comparação com a educação anterior.
Marcos Felipo, entusiasta das ciências exatas, aprecia particularmente os experimentos matemáticos, que têm aprimorado seu entendimento da matéria. Cindely Silva Dias, aluna nota dez em Ciências e Matemática, se sente fascinada pelas aulas práticas e afirma que o laboratório torna a aprendizagem mais fácil e interessante.
O investimento da Prefeitura de Aracaju na implementação desses laboratórios tem se mostrado uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade do ensino e proporcionar aos alunos experiências educacionais enriquecedoras, promovendo assim avanços significativos na aprendizagem.
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