A saúde pública de Sergipe foi reconhecida em âmbito nacional com a recente premiação do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), durante o 4° Encontro da Rede de Laboratórios de Saúde Pública do Brasil. O evento, realizado em Vitória (ES), no final de agosto, destacou o trabalho intitulado “Processos de adequações de fluxo para diagnóstico de Tuberculose durante a pandemia de Covid-19”, que conquistou o segundo lugar na categoria “Experiência Bem Sucedida”.
O evento reuniu profissionais dos 27 laboratórios centrais de todo o país para compartilhar experiências inovadoras e discutir práticas destinadas ao fortalecimento da vigilância laboratorial no Brasil. O Lacen Sergipe, gerido pela Fundação de Saúde Parreiras Horta, apresentou um estudo que consolidou sua atuação na saúde pública, especialmente durante a pandemia de Covid-19.
Segundo o Superintendente do Lacen, Cliomar Alves dos Santos, a premiação reflete o compromisso do laboratório com a saúde da população de Sergipe. O estudo premiado centralizou o diagnóstico de tuberculose no Lacen durante a pandemia, mesmo com o aumento de casos de Covid-19. “Seguimos as orientações do Ministério da Saúde e ampliamos a execução de testes de tuberculose em Sergipe, realizando inquéritos em presídios e áreas de transmissão de doenças contagiosas”, explicou Cliomar.
O encontro também abordou temas cruciais como a situação dos laboratórios centrais, atualizações tecnológicas e a cooperação entre as unidades para otimizar recursos. Um dos principais focos foi a ampliação da rede de sequenciamento genômico, essencial para a vigilância molecular de agravos em saúde pública, demonstrando o comprometimento contínuo com a inovação e a excelência.