Pular para o conteúdo
Líder do Governo na Alese faz avaliação da atuação parlamentar nos primeiros meses de mandato

Líder do Governo na Alese faz avaliação da atuação parlamentar nos primeiros meses de mandato

O deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB), líder do governo na Assembleia Legislativa de Sergipe, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para fazer um balanço dos primeiros meses de mandato.

“Assumimos o mandato com o compromisso de representar, da melhor maneira possível, a população sergipana, sentimento que norteia nossas ações”, Cristiano.

Num breve resumo da atividade legislativa deste primeiro semestre, o parlamentar citou o empenho dos deputados sergipanos em elaborar e apreciar propostas voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas no Estado. Ao todo, foram apreciados 104 projetos de lei sendo, em sua maioria, de autoria de deputados e deputadas estaduais.

“A Alese, sendo a Casa do Povo, abriu espaço para discussões e votações de projetos que visam o cuidado com Sergipe, como a Política Estadual de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Altista, proposta pelas deputadas Carminha Paiva e Lidiane Lucena; da Política Estadual de Cannabis, elaborada pelo colega Luciano Pimentel; e da Campanha Estadual de Combate ao Assédio e à Violência Sexual dos Estádios, de autoria do meu colega de partido, Kaká Santos”, pontuou o parlamentar.

Durante o discurso, Cristiano também ressaltou ações realizadas por seu mandato durante os últimos meses.

“Reafirmando nosso compromisso com os mais de dois milhões de sergipanos e sergipanas, em especial aqueles que nos confiaram o voto, destaco propostas de nossa autoria que já foram apreciados e aprovados, como o projeto que institui a Política Estadual de Atenção às Pessoas com Doenças Raras em Sergipe, bem como a Criação da Política Estadual de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar”, ressaltou.

LIDERANÇA DO GOVERNO

Durante o discurso, Cristiano mencionou também a responsabilidade assumida ao liderar a base de situação na Assembleia Legislativa.

“Optei por realizar uma liderança não combativa, mas de diálogo aberto, respeitando todos os colegas, seus posicionamentos, opiniões e conjecturas, ao mesmo tempo que defendo as pautas de interesse do Estado, sem deixar de manter o contato com a sociedade civil organizada, buscando ouvir as demandas e necessidades”, afirmou o deputado.

Além disso, o parlamentar avalia de forma positiva o modelo de governo desempenhado por Fábio Mitidieri, citando, inclusive ações importantes realizadas pelo governo, a exemplo do Programa Sergipe é Aqui, do Enxerga Sergipe, do início da retomada da periculosidade na segurança pública e a criação de um grupo de trabalho para a retomada da carreira no magistério, sem deixar de lado, também, a participação da Alese na construção dessas políticas públicas.

“Muitas pautas importantes contaram com a participação da Assembleia Legislativa de Sergipe, a exemplo da criação do Prato do Povo, sancionado no último dia 07; a ampliação do cartão CMAIS a mulheres vítimas de violência e a criação do Programa Acolher, que garante a participação de assistentes sociais e psicólogos nas escolas”, pontuou.

SOLUÇÃO PARA OS PRECATÓRIOS

Durante seu pronunciamento, Cristiano também registrou uma reunião com o presidente do Banese, Marco Queiroz, a pedido da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES) e por intermédio do governador Fábio Mitidieri, para a construção de uma solução junto ao Banco, através da abertura de crédito aos municípios sergipanos para o adimplemento dos precatórios.

Na avaliação de Cristiano, a criação dessa linha de crédito aos municípios, além de ser um importante passo para solucionar um problema antigo, fomenta a economia, com a injeção de recursos de forma direta, e regulariza a questão administrativa, jurídica e financeira na administração pública municipal, permitindo a chegada de outros recursos, viabilizando obras e permitindo melhoria dos serviços.

“Uma nova linha de crédito será ofertada para os municípoios sergipanos para solucionar o pagamento dos precatórios. Um ato inédito em nosso estado, com o banco do povo sergipano fomentar o pagamento desses precatórios e introduzindo milhões na economia de nosso Estado”, concluiu.

Foto: Reinaldo Moura

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter