A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe está intensificando esforços para conscientizar e proteger as mulheres contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Para isso, estão programadas duas ações de oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, em locais estratégicos da capital sergipana.
Com o tema “Mulher, sua força também está no autocuidado! Faça os testes de HIV, Sífilis e Hepatites Virais B e C”, a iniciativa visa evitar diagnósticos tardios e promover a prevenção ativa dessas doenças. A Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ estará disponível na Praça General Valadão, em Aracaju, nesta sexta-feira, 8, a partir das 14h, e no sábado, 9, na Praça de Eventos do Mercado Central da capital, das 8h às 12h.
O técnico do Programa IST/Aids, Almir Santana, destaca a importância da testagem rápida, recomendando que as mulheres realizem o teste pelo menos uma vez ao ano. “Muitas mulheres estão em relacionamentos estáveis e subestimam a necessidade de detecção dessas infecções. Quando decidem fazer o teste, muitas vezes descobrem em estágios avançados”, explica Santana.
Nos últimos cinco anos, Sergipe registrou 361 mulheres vivendo com condições entre 20 e 34 anos, e 777 mulheres entre 35 e 49 anos.
Além dos testes, os participantes receberão orientações sobre prevenção. Aqueles com resultados positivos serão encaminhados para serviços de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e/ou serviços especializados, para o tratamento adequado e acompanhamento.
É essencial que as mulheres se envolvam nesse esforço de prevenção, garantindo não apenas sua saúde pessoal, mas também contribuindo para uma comunidade mais saudável e informada.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.