A programação acontece em parceria com o Doca Centro Cultural e oferece exibição audiovisual, cortejo, oficinas e edição de carnaval do Projeto Arrudiar
Em celebração ao período carnavalesco, o Instituto Banese, através do Museu da Gente
Sergipana, realizará a Folia da Gente em parceria com o Doca Centro Cultural e compondo a programação do Circuito Arrudeio. As atividades acontecerão neste sábado, 27, e inclui exibição de documentário, oficinas, cortejo, bailinho de carnaval e projeto Arrudiar. A programação terá início às 14h, na Sala Cândido Faria, auditório do Museu da Gente Sergipana, com exibição do documentário ‘Sem corda, sem abadá e sem vergonha’, idealizado pela banda sergipana Samba do Arnesto, que trata sobre a resistência do carnaval em Aracaju.
Em seguida, às 15h, acontecerá a edição especial de carnaval do Projeto Arrudiar. Com a temática ‘Carnaval com memórias’, o objetivo é celebrar o patrimônio edificado e as memórias coletivas da cidade de Aracaju, os antigos carnavais de rua, clubes, blocos, concursos e escolas de samba. Saindo do Museu da Gente Sergipana, o cenário para essa imersão será o trajeto que envolve o Centro Histórico de Aracaju e o Quadrado de Pirro, que foi cenário de muitos carnavais, de muita folia e de muita alegria.
O compromisso é resgatar as memórias carnavalescas da cidade de Aracaju, que ao longo de mais de 100 anos desde o século XIX vem ocupando as ruas, praças, travessas e avenidas da nossa capital, conforme a proposta do próprio Arrudiar e do Circuito Arrudeio, que contribuem com a educação patrimonial, o resgate e a salvaguarda da memória e do patrimônio imaterial.
Enquanto o Arrudiar acontece, na Praça Camerino, estarão acontecendo oficinas de artes e oficinas circenses, além de intervenções artísticas, com o Coletivo Camaleão e a Aldeia Circo. Às 16h, iniciará o Circuito Paladinos, um cortejo entre as Praças Camerino e General Valadão, com a participação do Batalhão Senhor do Bomfim, de Santo Amaro das Brotas.
A programação será encerrada no Museu da Gente Sergipana, às 17h, com o Bailinho Folia da Gente, ao som da Banda Bacuri, iniciativa que surgiu da necessidade e do desejo de criar um diálogo com o público infantil através da música. O repertório da banda propõe uma revisitação aos clássicos dos musicais infantis como Saltimbancos, de Chico Buarque, Pluct Plact Zum, imortalizado pelo Raul Seixas, entre outros. Traz também composições autorais, sempre com uma levada contemporânea, cheia de criatividade e com uma performance despojada e divertida. Formado por Diane Veloso (voz), Alex Sant’Anna (voz e violão), Leo Airplane (sanfona), Rafael Ramos (teclado) e Betinho Caixa d’Água (percussão), Bacuri propõe um baile lúdico, uma matinê, uma festa para toda a família.