Neste domingo, 19, a Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), promoveu em parceria com a banda Jardim dos Leões o “Projeto Mutirão Consciente”. O evento, que ocorreu na praça da feira no Mutirão do Conjunto João Alves, faz parte da programação do mês da Consciência Negra, celebrado em todo o município com uma série de atividades que visam enaltecer a cultura afro-brasileira e promover a luta contra o racismo.
A ação contou com apresentações culturais significativas, envolvendo o grupo de idosas Sambadeiras de Mangaliza e o grupo Capoeira Negaça. O Secretário de Cultura, Natan Reis, destacou a importância do evento: “Esse é um evento de muita importância, nós estamos lutando para manter viva a batalha contra o racismo. Dar espaço para a cultura afro-brasileira é nossa obrigação e o que nós da gestão fazemos de muito bom gosto, pois a consciência negra deve ser praticada todos os dias, assim como o empoderamento, o respeito e a igualdade racial”.
Bárbara Moura, agente de serviços gerais, participou ativamente do Mutirão Consciente e expressou sua satisfação com a iniciativa: “Fico feliz de ver isso acontecendo porque nós precisamos de igualdade racial, pretos, pardos, amarelos, todos. Isso aqui é a celebração da cultura negra e fico feliz de ver a dedicação para tudo acontecer”.
Além das apresentações mencionadas, o evento também contou com a participação das bandas Manifestação e Jardim dos Leões, contribuindo para a diversidade cultural presente no município de Socorro. A programação do Mês da Consciência Negra está programada para continuar até o final de novembro, abrangendo todos os cantos de Nossa Senhora do Socorro.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.