Os animais estão bem próximos aos seres humanos, com carinho e dedicação aos tutores. Porém, muitos ainda são vítimas dos crimes de maus-tratos, principalmente cães e gatos, que são os animais domésticos mais comuns nos lares brasileiros. Por isso, neste dia 14 de março, Dia Nacional dos Animais, a Polícia Civil relembra sobre a importância da denúncia dos crimes de maus-tratos.
Conforme a lei nº 14.064, a pena para os autores de crimes contra os animais, quando se trata de cães e gatos, passou a ser de dois a cinco anos e multa. E para coibir esse crime, Sergipe conta com a Delegacia Especial de Proteção Animal e ao Meio Ambiente (Depama).
Georlize Teles, delegada titular da Depama, ressaltou que é dever dos seres humanos proteger os animais. “É preciso entender que o respeito se impõe. Os animais são seres vivos, que devemos respeitar e cuidar. Nós, seres humanos, que temos raciocínio e expressamos as nossas dores, é que temos o dever de cuidar”, destacou.
Para essas denúncias, a Polícia Civil conta com o número de WhatsApp (79) 988194576 e o Disque-Denúncia (181). “É crime maltratar animal. Nos casos dos cães e gatos, a pena é de dois a cinco anos de reclusão, podendo aumentar no caso de morte desses animais”, finalizou a delegada.