Pular para o conteúdo
No Residencial Lamarão, Prefeitura de Aracaju realizará sonho da casa própria para cerca de 500 famílias

No Residencial Lamarão, Prefeitura de Aracaju realizará sonho da casa própria para cerca de 500 famílias

A edificação do Residencial Lamarão está em fase adiantada de execução. Com essa obra de moradia popular, a Prefeitura de Aracaju concretizará o sonho da casa própria para quase 500 famílias aracajuanas. Esse projeto está integrado à construção da avenida Perimetral Oeste, uma importante obra realizada pela Prefeitura de Aracaju para criar uma nova ligação viária entre a capital do Estado e o município de Nossa Senhora do Socorro. 

Para construção desse novo conjunto habitacional, que contará com 484 unidades habitacionais, a Prefeitura de Aracaju investe R$ 43,7 milhões. O Residencial Lamarão terá 456 unidades no padrão de modalidade sobreposta, outras 20 adaptadas para pessoas com deficiência, e mais 8 com áreas aptas para instalação de pontos comerciais, estas destinadas às famílias cujos imóveis comerciais foram desapropriados para permitir a construção da nova avenida.

Todas as unidades serão estruturadas com sala, dois dormitórios, cozinha, área de serviço e banheiro, e serão entregues com piso cerâmico, instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias e todo o conjunto de louças e metais. Toda a obra de infraestrutura e a construção das casas foi viabilizada a partir de um financiamento realizado pela Prefeitura de Aracaju junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, contrato que assegurou um montante de mais de R$ 300 milhões para realização de diversas obras na capital, nos eixos de mobilidade urbana, turismo, assistência social e lazer.

Expectativas
E as famílias acompanham de perto o andamento da obra, a exemplo do casal Jaqueline e Robério, pais do bebê Ravi, de cinco meses. Dona de casa, Jaqueline Panta da Silva, de 32 anos, está contente com o ritmo de execução dos serviços. Ela e a família, que moravam no entorno da avenida Perimetral Oeste, são beneficiárias do aluguel social da Prefeitura de Aracaju até receberem a chave da nova casa.

“A nossa expectativa é muito grande, estamos muito felizes e esperançosos de trazer muito amor para esse novo lar. Meu bebê vai crescer dentro do habitacional, meu outro filho vai passar a adolescência lá. Ele vai ter lazer, um ambiente para chamar de seu, vai fazer novos coleguinhas, ou seja, é um lugar que vai fazer parte da vida dele”, conta Jaqueline.

O seu esposo, o soldador Robério Santos, também reconhece a qualidade da estrutura da casa e do local onde está sendo edificado o novo residencial. “Vamos ter pavimentação, o que não tínhamos na outra casa. E as expectativas são as melhores possíveis. Vamos ter um lugar bem estruturado para morar. A gente preza por uma melhor segurança para os nossos filhos, e como aqui vai ser um ambiente familiar, a gente está com o máximo possível de expectativas”, declarou.

A manicure Cristiane Silva dos Santos, de 35 anos, em breve também estará de casa nova e espaço adequado para desenvolver o próprio negócio, pois está contemplada com na modalidade mista, para aqueles que têm estabelecimento comercial. A empreendedora conseguiu a nova profissão após participar do curso de manicure oferecido pelo Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste.

“É muito gratificante, pois agora nós teremos uma casa digna. Meus filhos vão ter uma rua calçada para brincar à vontade, vão ter uma praça, e um lar novo para eles morarem. Achei tudo lindo, bem organizado, as lâmpadas, o piso, adorei cada detalhe. Eu lutava muito para fazer um curso de manicure, mas não tinha condições. Graças a esse trabalho social da Perimetral Oeste eu tive a oportunidade. Só tenho a agradecer por isso. Além de ter a profissão de manicure, vou ter uma casa nova para morar, uma área de lazer para as crianças brincarem. E graças ao curso, hoje eu abri o meu local para trabalhar, e vou ter o meu ponto comercial aqui no residencial”, comemora ela, que tem três filhos com idades de 6 a 17 anos.

O marido de Cristiane, Edmilson de Jesus Santos, de 46 anos, trabalha com serviços gerais e junto à família visitou o canteiro de obras. “Essa é uma oportunidade que está chegando para nós, que vivíamos em situação mais precária. Estamos indo em breve para um lar mais seguro e tranquilo e tendo a oportunidade de ter o nosso comércio de uma forma mais digna e organizada. Vai ter uma área de lazer próxima, onde as crianças vão poder brincar e a gente vai poder estar olhando, de forma mais tranquila. A casa está bonita, organizada, é tudo aquilo que a gente esperava. E em relação ao tamanho da nossa família, o espaço está ótimo”, afirmou.