Uma nova onda de calor está prestes a atingir o Brasil, a partir desta quarta-feira, dia 8. Segundo a Climatempo, as altas temperaturas podem persistir por mais de cinco dias, afetando amplas áreas do país. Esse fenômeno está associado ao estabelecimento de ar seco sobre o território nacional.
Ainda não é possível determinar se essa onda de calor será mais intensa do que a anterior, mas o especialista alerta que eventos climáticos extremos estão se tornando mais frequentes devido às mudanças no clima global.
Hoje, o calor intenso será sentido nas regiões norte e oeste do Paraná, extremo oeste de Santa Catarina e partes do norte e oeste do Rio Grande do Sul, com previsão de expansão para São Paulo e Goiás. Já nesta semana, foram registradas temperaturas máximas acima de 37°C no oeste paulista.
A partir de quinta-feira, o ar frio das madrugadas perderá força, e as madrugadas quentes serão o destaque, principalmente em Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso. São Paulo terá mínimas acima de 20°C, com o oeste e norte do estado registrando mínimas acima de 22°C. Grande parte do Rio de Janeiro terá máximas elevadas nesse mesmo dia.
Na sexta-feira, as temperaturas devem subir acima da média no interior de São Paulo, com previsão de temperaturas em torno de 40°C. Essa média de temperatura também é esperada nas cidades do Triângulo Mineiro, sul de Goiás e sul do Tocantins.
Willians Bini, especialista em climatologia, prevê que até o final de semana São Paulo poderá registrar 36°C na capital, e o Rio de Janeiro, 38°C. Apesar da previsão de pancadas de chuvas, o risco de transtornos nas cidades é baixo, pois elas serão isoladas.
A previsão indica que o fim de semana será quente em quase todas as regiões do país, com temperaturas acima dos 40°C em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br