Revitalizada em setembro deste ano pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a passarela do Havaizinho, na Orla da Atalaia, tem sido celebrada tanto pelos aracajuanos quanto pelos turistas por conta da sua nova infraestrutura. Fruto de um investimento de aproximadamente R$300 mil, o local ganhou chuveirão para banho, nova sinalização, paisagismo, balanço e espaço instagramável.
O projeto executado pela administração municipal levou em consideração a necessidade de assegurar proteção e acessibilidade a uma das áreas mais frequentadas da orla.
Quem vive a rotina da Orla da Atalaia entende como a reforma melhora não só o aspecto físico da passarela, como também o prático. Para o vendedor ambulante João Victor da Silva, 26 anos, por exemplo, a revitalização é motivo para comemorar, por conta de um maior fluxo de pessoas utilizando o local e pela disponibilização de uma estrutura que tem agradado os visitantes, o que é bom para os seus negócios.
“Trabalho vendendo amendoim, cerveja e água por essa região da Orla, e essa reforma ajudou muito porque tem mais gente passando pela passarela depois das melhorias. Agora, ficou organizado, com iluminação, chuveiro e isso faz toda a diferença”, comenta João Victor.
Essa mudança, contudo, consegue chegar até quem veio a passeio, como é o caso da maquiadora Nátilla Soares, mineira de Uberlândia, que visitava a cidade com o marido Rodrigo Guimarães.
“Acho que a passarela facilita bastante a chegada à praia e ela bem cuidada mostra organização. Além disso, é uma estrutura que facilita a vida daqueles que têm dificuldade de locomoção, o que também é importante”, considera Nátilla.
Também vindo de Minas Gerais, do município de Varginha, Christopher Neves veio a Aracaju acompanhado do filho Cauê, de 7 anos, e gostou bastante do que viu.
“Achei a estrutura muito boa. Esse tipo de investimento é muito importante para receber bem os turistas. Eu gostei muito de conhecer Aracaju e já estou recomendando a visita para os meus familiares”, garante o mineiro.
A família do gerente comercial Manuel Nunes, composta por sua esposa Andreza Assis e o pequeno Miguel Assis, filho do casal, veio de Salvador, na Bahia, para visitar parentes em Aracaju e aproveitaram o tempo na Orla da Atalaia.
“O que mais me atrai em Aracaju é a segurança que a gente tem e essa infraestrutura que eu acho maravilhosa. Esse acesso, agora, para ir à praia é muito bom, mais confortável”, ressalta Manuel.
A revitalização da passarela do Havaizinho esteve inserida no planejamento de reestruturação e renovação de toda a Orla da Atalaia, o qual vem sendo executado pela gestão do município desde que a administração do espaço passou a ser da Emsurb, em março de 2020.