Pular para o conteúdo
Obra de duplicação da Ponte Godofredo Diniz avança para segunda etapa em Aracaju

Obra de duplicação da Ponte Godofredo Diniz avança para segunda etapa em Aracaju

Obra de duplicação da Ponte Godofredo Diniz avança para segunda etapa em Aracaju

A partir do dia 17 de novembro, a obra de duplicação da Ponte Godofredo Diniz, realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), entrará em uma nova fase. Esta segunda etapa marca o avanço da estruturação da obra que inclui a cravação das estacas metálicas no leito do rio, o encamisamento e a armação das estacas, seguidos do processo de concretagem. A partir desse momento, os trabalhos se tornarão mais visíveis à população, que poderá perceber a dimensão da nova estrutura, projetada para garantir maior fluidez ao trânsito de toda a região.

Segundo o diretor de Obras Públicas da Emurb, Walter Castro, o projeto representa um marco para o desenvolvimento da capital. “Apesar das interdições parciais e temporárias no trânsito, os benefícios valerão a pena. Estamos construindo um novo equipamento que transformará um dos mais belos cartões-postais de Aracaju, com uma ponte mais moderna e segura”, disse.

A duplicação da Ponte Godofredo Diniz acontece por meio de um investimento de R$ 44.6 milhões e tem como objetivo melhorar a trafegabilidade local, além de reduzir o congestionamento em uma das áreas mais movimentadas da cidade. Com o crescimento constante da frota de veículos, a ponte atual já não comportava o volume de tráfego, especialmente nos horários de pico. A nova estrutura promete eliminar esse gargalo e garantir acessos mais rápidos e seguros aos bairros Coroa do Meio e Atalaia.

Para o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Nelson Felipe, a duplicação da Ponte Godofredo Diniz já era algo necessário para a mobilidade urbana. “A duplicação da Ponte Godofredo Diniz é uma grande iniciativa da Prefeitura de Aracaju que vai trazer mais fluidez e segurança para o trânsito da cidade. Com o crescimento da frota de veículos, a ponte antiga já não comportava o volume de tráfego, principalmente nos horários de pico. Essa obra vai resolver um dos principais pontos de congestionamento da nossa cidade, garantindo um acesso mais rápido e tranquilo aos bairros Coroa do Meio e Atalaia. É um investimento importante para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida de quem vive e circula por Aracaju”, destaca Nelson Felipe.

O projeto prevê a construção de uma nova ponte paralela à existente, com 160 metros de extensão. A nova via contará com três faixas de rolamento de seis metros cada, ciclovia, duas passarelas para pedestres, guarda-corpos, pavimentação asfáltica de alta durabilidade, acessibilidade plena e iluminação em LED.

Com a duplicação, a capacidade de tráfego será dobrada, proporcionando uma circulação mais ágil e segura. O projeto também inclui terraplenagem e pavimentação dos acessos, criação de uma faixa adicional até a avenida Francisco Porto, ampliação do sistema de drenagem, recuperação do calçadão e reforço da sinalização horizontal e vertical, medidas que fazem parte do conjunto de ações voltadas à modernização da mobilidade urbana de Aracaju.

A execução da obra prevê o uso de mais de 3 mil toneladas de Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ) e quase 3 mil metros cúbicos de concreto. Também será construído um muro de gabião para contenção e proteção das encostas, além da substituição do solo mole por material arenoso, garantindo maior estabilidade à estrutura. Preocupada com o equilíbrio ambiental, a Prefeitura realizará apenas a supressão mínima da área de mangue, inferior à inicialmente prevista. Todas as ações de compensação ambiental estão sendo executadas, reforçando o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento sustentável.

Fotos: Ascom/Emurb