Na última quinta-feira (27), a Polícia Federal de Sergipe deflagrou a operação “Hawk Eyes” em São Cristóvão, município da Grande Aracaju, com o objetivo de combater o armazenamento e compartilhamento de arquivos contendo cenas de abuso sexual infantil. Um mandado de busca e apreensão foi emitido e cumprido na residência do suspeito, onde foram encontrados materiais impróprios armazenados na nuvem.
De acordo com informações da Polícia Federal, a investigação teve início após rastreamento de atividades suspeitas na internet relacionadas à exploração sexual de crianças. Com base em indícios coletados, foi possível identificar o suspeito e obter autorização judicial para a realização do mandado de busca e apreensão.
As autoridades ressaltam a importância de operações como a “Hawk Eyes” no combate a crimes dessa natureza, que causam danos irreparáveis às vítimas e à sociedade como um todo. A exploração sexual infantil é uma grave violação dos direitos humanos e requer ação enérgica por parte das autoridades para identificar e responsabilizar os envolvidos.
A Lei 8.069/90, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 241-B, prevê pena de reclusão de quatro a oito anos, além do pagamento de multa, para quem armazenar, produzir, distribuir ou divulgar imagens e vídeos contendo cenas de sexo explícito ou pornográficas envolvendo crianças e adolescentes.
A divulgação desse tipo de material é uma grave forma de incentivo à exploração sexual de crianças, uma vez que contribui para a disseminação da violência e da pornografia infantil. Portanto, o enfrentamento a esse tipo de crime deve ser uma prioridade na agenda das autoridades policiais e judiciais.