Pular para o conteúdo
Operação Semana Santa: Corpo de Bombeiros reforça efetivo de guarda-vidas em 50%

Operação Semana Santa: Corpo de Bombeiros reforça efetivo de guarda-vidas em 50%

Durante a Operação Semana Santa, que acontece de quinta-feira (6) até o domingo de Páscoa (9), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) aumentará o efetivo de guarda-vidas em torno de 50%. Os locais de banho que atraem grande número de pessoas e têm maior risco de afogamento chamando atenção especial.

A tenente-coronel Maria Souza, diretora operacional do Corpo de Bombeiros, destacou que a Coroa do Meio, em Aracaju, é uma das áreas prioritárias, já que o encontro do rio com o mar torna o local mais perigoso para os banhistas. Além disso, o CBMSE destinou mais efetivamente para as praias do Saco e Abaís, no município de Estância, onde também será utilizado um jet ski. Uma diretora operacional avisou que esses são locais com grande concentração de público e maior risco de afogamento, por isso chamando atenção especial.

Para garantir a segurança da população durante a Semana Santa, o CBMSE também reforçou o efetivo nas unidades operacionais em cerca de 20% nos seis municípios onde atua. Assim, a população poderá aproveitar o feriado com tranquilidade, recebendo orientações para prevenção e podendo contar com a pronta atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe em caso de necessidade.

Orientações do Corpo de Bombeiros

  • Respeite a sinalização dos guarda-vidas – bandeira vermelha indica local de risco de afogamento;
  • Evite tomar banho onde a água ultrapassa a linha da cintura;
  • Evite entrar na água sob efeito de álcool, que aumenta significativamente o risco de afogamento;
  • Crianças devem estar sempre acompanhadas de perto por um adulto;
  • Evite o uso de boias e outros objetos infláveis que trazem uma falsa sensação de segurança, podendo levar a um afastamento da margem, secar ou furar, colocando em situação de risco;
  • Não superestime sua capacidade de nadar;
  • Caso presencie um afogamento, chame um guarda-vidas, ligue 193 (Corpo de Bombeiros) e, se possível, jogue um objeto flutuante para a vítima.