Pular para o conteúdo
Orquestra Sinfônica de Sergipe celebra o Dia Internacional da Mulher com concerto dedicado a compositoras

Orquestra Sinfônica de Sergipe celebra o Dia Internacional da Mulher com concerto dedicado a compositoras

Orquestra Sinfônica de Sergipe celebra o Dia Internacional da Mulher com concerto dedicado a compositoras

Na próxima sexta-feira, dia 8 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) promoverá a abertura oficial de sua Temporada de Concertos 2024. O evento acontecerá no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, às 20h, e terá como destaque obras primas concebidas por grandes compositoras, marcando um tributo à contribuição feminina para o mundo da música.

Entre as obras a serem apresentadas, destacam-se a Sinfonia nº1, da compositora alemã Emilie Mayer (1812-1883), e a abertura da ópera ‘The Wreckers’, da inglesa Ethel Smyth (1858-1944). Ambas as artistas foram pioneiras em suas respectivas épocas, deixando um legado significativo na história da música clássica.

Ethel Smyth, por exemplo, foi a primeira compositora a ter uma ópera encenada no Metropolitan Opera House, de Nova York, com sua obra ‘Der Wald’, em 1903. Sua habilidade em composição e orquestração, aliada a um profundo senso dramático, será evidenciada na interpretação da abertura de ‘The Wreckers’ pela Orsse.

Emilie Mayer, por sua vez, destacou-se como uma das poucas compositoras do século XIX que conseguiu sustentar-se financeiramente através de sua música. Apesar de ter sido esquecida após sua morte, sua primeira sinfonia, composta em 1852, revela uma maestria peculiar na inovação dentro dos moldes formais da época.

Para Susan Rabelo, spalla da Orsse, interpretar a arte feminina é uma oportunidade de reconhecer o potencial complexo das mulheres na música. “É um privilégio compreender que nós mulheres somos capazes de alcançar criatividade, harmonia e condução em todos os aspectos de nossa vida”, destaca.

Além das obras das compositoras em destaque, o concerto contará com a participação especial da cantora sergipana Raquel Diniz, que interpretará peças importantes da MPB, como “Rosa”, de Pixinguinha, e “Beatriz”, de Chico Buarque e Edu Lobo. Raquel, reconhecida como uma das principais vozes da cena popular do estado, já participou de programas de destaque na televisão nacional.

Os ingressos para o concerto estão disponíveis nas Bilheterias do Teatro Tobias Barreto, e o evento é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). Não perca essa oportunidade de prestigiar e celebrar o talento das mulheres na música clássica e popular brasileira.

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URLhttps://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.