A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dá início ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero. O objetivo é divulgar informações essenciais sobre essas doenças e fortalecer as diretrizes do Ministério da Saúde relacionadas à prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento.
Sob o tema “A um toque do cuidado”, a Saúde de Aracaju, por meio da Rede de Atenção à Saúde, promoverá o Sábado Saudável no dia 21 deste mês, das 8h às 13h, em oito Unidades Básicas de Saúde. Essas unidades incluem:
- Augusto Franco (Farolândia)
- Elizabeth Pita (Santa Maria)
- Ministro Costa (Jardim Esperança)
- Adel Nunes (América)
- Dona Jovem (Industrial)
- José Augusto Barreto (Japãozinho)
- Anália Pina (Almirante Tamandaré)
- Dr. José Calumby (Jardim Centenário)
A secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, enfatiza a importância da busca ativa por mulheres com essas doenças, ressaltando que essa ação é intensificada durante o Outubro Rosa. Ela destaca que é fundamental evitar que as pacientes cheguem aos serviços de saúde com estágios avançados da doença e que a conscientização e recomendações de autoexame, exames de rotina, diagnóstico precoce e tratamento devem ser promovidos não apenas em outubro, mas durante todo o ano.
No Sábado Saudável, serão oferecidos diversos serviços de saúde relacionados ao combate do câncer de colo de útero, câncer bucal e exames para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Além disso, haverá teste rápido de gravidez e atualização do cartão vacinal para o público em geral. Os serviços incluem:
- Exame citopatológico de colo de útero (prioridade para faixa etária entre 25 a 64 anos)
- Exame clínico das mamas e agendamento de mamografia (prioridade para faixa etária entre 50 a 69 anos)
- Agendamento de Ultrassonografia de mama e transvaginal
- Academia da Cidade
- Educação em saúde com residentes/estudantes e profissionais sobre temas relacionados ao combate do câncer de mama, colo de útero e bucal.
O Outubro Rosa visa atender mulheres entre 25 e 64 anos que já tiveram atividade sexual, oferecendo o exame preventivo ao câncer de colo do útero. Além disso, mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar a mamografia a cada dois anos para a detecção precoce do câncer de mama. Vale destacar que os serviços de consulta odontológica para avaliação de câncer bucal, testes rápidos de HIV, Hepatites B e C, bem como a atualização da caderneta de vacinação, estarão disponíveis para a população em geral.
Esta campanha do Outubro Rosa busca conscientizar e oferecer cuidados de saúde fundamentais para as mulheres de Aracaju, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como estratégias eficazes na luta contra o câncer de mama e de colo do útero.
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br