Em celebração ao Dia Mundial da Saúde Mental, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe reforça seu compromisso em promover o bem-estar biopsicossocial e combater o estigma e a discriminação em relação à saúde mental. A data, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um direito humano universal, destaca a importância do acesso qualificado aos cuidados em saúde mental.
A SES vem desenvolvendo diversas ações em parceria com os municípios para ampliar o acesso às políticas públicas de saúde mental, integradas às redes intersetoriais. A Rede de Atenção Psicossocial do Estado de Sergipe (RAPS), parte do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece uma variedade de serviços para atender às necessidades individuais, desde casos leves até situações mais graves, incluindo crises agudas.
A Atenção Primária de Saúde (APS) desempenha um papel fundamental na prevenção e promoção da saúde mental, buscando desenvolver habilidades psicossociais, resiliência e autonomia para enfrentar as adversidades da vida.
Suely Matos, referência técnica da Rede de Atenção Psicossocial da Diretoria de Atenção Especializada à Saúde da SES, enfatiza a importância do fluxo de encaminhamento para os serviços especializados em saúde mental. “As equipes da atenção primária à saúde de cada município encaminharão os pacientes para os ambulatórios especializados e/ou Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de acordo com a disponibilidade de serviços em cada região”, explica Matos.
Para atender casos de crise e fortalecer ainda mais a rede de atenção psicossocial, o Governo do Estado, por meio da SES, implantou em março de 2023, 15 leitos de internação no Hospital Jessé de Andrade Fontes, localizado em Estância, no sul sergipano. Esses leitos estão direcionados ao público infantojuvenil do sexo masculino, com idades entre 12 e 17 anos, 11 meses e 29 dias. Vale destacar que Sergipe já dispunha de unidades de referência para o público adulto, como a Clínica São Marcello, o Hospital São José e o Hospital Universitário de Sergipe (HU), todos situados em Aracaju.
As quatro unidades mencionadas atendem às demandas dos 75 municípios do Estado de Sergipe. Os leitos do Hospital Regional de Estância e da Clínica São Marcello são regulados pela Central de Regulação de Leitos (CRL) Estadual, enquanto os leitos do Hospital São José e do HU são regulados pela Central de Regulação de Leitos Municipal.
Além dos serviços de saúde, a SES conta com uma valiosa parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional e prevenção de forma voluntária e gratuita, garantindo sigilo absoluto. O CVV está disponível para todas as pessoas que desejam e precisam conversar, seja por telefone (188), e-mail ou chat, 24 horas por dia, todos os dias.
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br