Hoje, o futebol sul-americano se volta para um dos confrontos mais esperados da Copa Libertadores da América. O Palmeiras, bicampeão consecutivo em 2020 e 2021, enfrenta o Boca Juniors, em um duelo que promete reviver rivalidades históricas e definir um dos finalistas do torneio continental. A partida ocorre no mítico estádio da Bombonera, em Buenos Aires, a partir das 21h30, horário de Brasília, e será transmitida ao vivo pela Rádio Nacional.
Nos últimos anos, o Palmeiras tem se destacado como um dos times mais consistentes na Copa Libertadores. A equipe brasileira chegou à final e conquistou o título em duas edições consecutivas, além de ter alcançado a semifinal em 2022. Atualmente, o Palmeiras também está na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, ocupando a 2ª colocação na tabela, atrás apenas do líder Botafogo.
Entretanto, o Palmeiras terá que superar um histórico desafiador contra seu adversário desta quinta-feira, o Boca Juniors. O clube argentino eliminou os brasileiros em três edições da Libertadores desde 2000, deixando marcas na memória dos torcedores palmeirenses. As eliminações ocorreram na final daquele mesmo ano, na semifinal de 2001 e na semifinal de 2018. Nesta edição, o Palmeiras eliminou o Atlético-MG nas oitavas de final e o Deportivo Pereira da Colômbia nas quartas de final.
A escalação provável do Palmeiras para o confronto é a seguinte: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Mayke, Artur e Rony.
Já o Boca Juniors, tradicional clube argentino, vive um momento de busca por redenção na Copa Libertadores. O time não conquista o título da competição desde 2007, quando derrotou o Grêmio na final. Nos últimos anos, o Boca sofreu eliminações difíceis, ficando como vice-campeão em 2012 e perdendo para o River Plate em 2018. Agora, os torcedores argentinos esperam que o clube possa retornar aos momentos de glória.
O Boca Juniors chegou à semifinal da Libertadores de 2023 após superar equipes como o Nacional do Uruguai nas oitavas de final e o Racing da Argentina nas quartas de final. No Campeonato Argentino, a equipe ocupa a 9ª posição do Grupo B, com duas vitórias, um empate e três derrotas.
A escalação provável do Boca Juniors para o confronto é a seguinte: Romero; Blondel, Figal, Marcos Rojo e Fabra; Medina, Pol Fernández e Ezequiel Fernández; Advíncula, Cavani e Lucas Janson. Notavelmente, o atacante Benedetto, que marcou três gols no Palmeiras em 2018, deve começar no banco de reservas, devido ao seu atual momento de forma.