Curso visa capacitar professores para atender necessidades específicas de estudantes surdos na rede estadual de ensino de Sergipe
Uma parceria inovadora entre a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e o Departamento de Letras Libras da Universidade Federal de Sergipe (Deli/UFS) está promovendo um curso pioneiro de formação em Português como Segunda Língua. O curso tem como público-alvo 40 professores alocados nas salas de recursos multifuncionais da rede estadual de ensino de Sergipe, que atendem estudantes surdos. As aulas tiveram início no dia 5 de setembro e estão programadas até 17 de novembro, no Auditório Maria Hermínia Caldas.
O objetivo principal deste projeto é qualificar os professores para lidar com o processo de aprendizagem da língua portuguesa escrita por alunos surdos. De acordo com a professora Ana Flora Schilindwein, do Departamento de Letras Libras da UFS, a abordagem necessária para lecionar português como segunda língua para estudantes surdos é única e desafiadora. Ela enfatiza que, embora esses alunos sejam brasileiros, o português não é sua língua materna, o que requer uma abordagem pedagógica diferenciada e a criação de materiais didáticos específicos.
O curso de formação está dividido em dois módulos: um teórico e outro prático. No primeiro módulo, a professora Ana Flora discute conceitos da área da linguística, bilinguismo e a produção de material didático adequado para alunos surdos. No segundo módulo, a professora Alzenira de Aquino de Oliveira, também do Deli, orienta os professores na criação de materiais didáticos práticos personalizados para seus alunos.
A coordenadora do Serviço de Educação Inclusiva (Seinc), Lilian Alves, destaca que o objetivo principal desse curso de formação é proporcionar aos professores das salas de recursos multifuncionais a capacitação necessária para oferecer um atendimento de excelência aos estudantes surdos. Ela explica que o ensino do português como segunda língua é diferente e que os alunos surdos já têm aulas de Libras como sua primeira língua, com instrutores surdos. Portanto, os professores das salas de recursos precisam de uma formação especializada para atender às necessidades pedagógicas desses estudantes, o que será discutido durante os encontros.
Para a professora Isabel Cristina de Almeida de Araújo, que leciona na sala de recursos da Escola Estadual Professor Fernando Azevedo em Nossa Senhora das Dores, essa formação representa uma oportunidade de facilitar o trabalho pedagógico junto aos alunos surdos e ampliar seus horizontes didáticos. Ela enfatiza que essa nova responsabilidade é um desafio, mas com o apoio desse curso, ela se sente mais preparada para enfrentá-lo.
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