O Parque Governador Augusto Franco, carinhosamente conhecido como Parque da Sementeira, localizado no bairro Jardins em Aracaju, está passando por uma grande transformação que já é visível na paisagem. Com o avanço da obra, promovida pela Prefeitura de Aracaju através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), diversas intervenções estão sendo realizadas simultaneamente, com destaque para o início do serviço de recapeamento asfáltico nesta segunda-feira, 11.
Além do recapeamento, a revitalização abrange a construção de novos espaços e a reforma de áreas já existentes. No momento, estão em andamento a construção do parque infantil, biovaletas, cidade da criança, espaço pet, cercamento do setor sul, cercamento dos lagos com eucaliptos tratados, passeios, campo de futebol, arquibancadas e a fase final do complexo de quadras, com acabamentos e pinturas.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, enfatiza a magnitude da obra e os benefícios para a população. “O Parque da Sementeira estava precisando de uma intervenção há algum tempo, e agora se tornou praticamente um grande canteiro de obras. Com vários serviços em andamento, já é possível imaginar a transformação completa que ocorrerá neste espaço público. Além de mais belo e atrativo, o parque oferecerá uma gama de novas atividades e equipamentos para todos os públicos, desde crianças até idosos, homens, mulheres e até mesmo animais de estimação”, destaca o gestor.
A revitalização do Parque da Sementeira contempla uma série de melhorias, incluindo nova área esportiva, pistas de ciclismo e corrida, playground, píer, relógio solar, horto, orquidário, minadouro, estacionamentos, espaço para a terceira idade, lagos, quiosques, além da reforma do prédio da Casa da Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) e do memorial Marcelo Déda.
O investimento total para essa revitalização é de R$ 25.763.025,53, provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Requalificação Urbana “Construindo para o Futuro”. Com um montante superior a R$ 300 milhões investidos em projetos por toda a cidade, a iniciativa promete transformar o Parque da Sementeira em um espaço ainda mais atrativo e funcional para sergipanos e turistas.