Pular para o conteúdo
Pessoas em situação de rua concluem curso de comidas típicas juninas no Senac

Pessoas em situação de rua concluem curso de comidas típicas juninas no Senac

 Cinco pessoas em situação de rua concluíram o curso de comidas típicas juninas, ofertado pela unidade do Senac de Aracaju, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). O grupo é assistido pela Casa de Passagem Municipal Freitas Brandão.

A coordenadora da Casa de Passagem, Kelly Teles, agradeceu a acolhida de todos e destacou a importância da capacitação para esse público.

“Fomos bem recepcionados pelo Senac e pelas alunas deste curso, que acolheram tão bem os nossos assistidos. Sabemos o quanto é difícil ressignificar histórias e fortalecer a identidade de cada um, e quando a entramos num espaço como esse do Senac e vemos essas pessoas acreditando que é possível recomeçar no mundo lá fora, através do trabalho, da geração de renda, só temos que agradecer”, destacou.

Marcos Vinícius Santana Maia, 45 anos, já trabalhou em estoque e saiu de casa há dois anos por problemas familiares. Viveu nas ruas por um tempo e hoje é um dos assistidos pela Casa de Passagem. Agora, após concluir o curso no Senac, pensa em reconquistar a família e trabalhar.

“Me sinto prestigiado, pois nem todo mundo tem essa oportunidade que está sendo dada a nós. Fomos tratados com respeito e consideração por todos aqui, nestes dias de curso. Após esse curso, é seguir em frente com a vida, e ir aonde Deus permitir”, afirmou.

A diretora de Economia Solidária da Seteem, Elayne de Oliveira Araújo, ressaltou os números de pessoas alcançadas, por meio do convênio com o Senac.

“Cerca de 240 pessoas fizeram esse curso de comidas típicas juninas. E encerramos nesta noite, de maneira muito especial, com a participação desses cinco homens que são assistidos pela Casa de Passagem Freitas Brandão. São pessoas que não tem moradia, estão em situação de rua, e eles vieram aprender sobre culinária junina, que pode representar um recomeço para eles”.

A finalização do curso foi prestigiada pelo presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, que reforçou a importância da parceria.

“Queremos parabenizar os instrutores, os alunos, pois essa conclusão de curso mostra que o Senac está cumprindo o seu papel, que é de inclusão. E é o que estamos fazendo com esse convênio com a Seteem. Estamos trabalhando, todos juntos, para incluir a população que mais necessita, de volta no mercado de trabalho, que é o maior objetivo, para que através do trabalho, tenham dignidade”

“É uma experiência que revela muito a natureza do Senac, que é trabalhar a inclusão social, de forma criativa e ressignificando a vida das pessoas. Nós presenciamos um ambiente extremamente acolhedor, pessoas em situação de rua que foram tratadas com dignidade, pelo instrutor e colegas de curso. Eles saem daqui mais preparados para encarar as diversidades da vida. Com isso podem conseguir empregos. Estamos cumprindo o nosso papel de atuar na sociedade, em parceria com o poder público. E o Senac se coloca como referência no ensino profissionalizante, com tecnologia, inovação, diversidade e inclusão”, afirmou o diretor Regional do Senac SE, Nilson Lima.

 O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Senac SE